A lista definitiva de emoções e como controlar suas emoções

Índice

  1. O que são emoções?
  2. O que faz com que as emoções mudem?
  3. Como controlar as emoções
    1. Reserve um momento para identificar a emoção
    2. Considere outros fatores
    3. Investigue a emoção e seu contexto
    4. Tire um tempo para relaxar
  4. Emoção no cérebro
  5. Lista de Emoções
    1. Raiva
    2. Antecipação
    3. Nojo
    4. Medo
    5. Alegria
    6. Tristeza
    7. Surpresa
    8. Os benefícios chocantes da surpresa
  6. Emoções constroem confiança

Você poderia fazer uma lista de todas as emoções que sente em um dia? As emoções desempenham um papel fascinante em como trabalhamos como humanos. Neste guia de emoções, darei a você uma lista das emoções mais comuns e dicas sobre como controlar suas emoções.

O que são emoções?

Uma emoção é um estado mental provocado por mudanças químicas em nosso corpo, estímulos externos ou sentimentos associados a pensamentos, comportamentos e prazeres.

Nossas emoções são essenciais para nos manter seguros.



Nossa espécie evoluiu para ter emoções desde o momento em que nascemos - uma combinação de mecanismos inteligentes envolvendo células e substâncias químicas dentro de nosso sistema nervoso central (o cérebro e a medula espinhal) que são projetado para nos manter seguros .

Apesar dos milênios que passamos lado a lado com nossas emoções à medida que evoluímos, pode ser difícil de realmente identificar, entender e controlar esses sentimentos .

Como gerenciamos nossas emoções é chamado inteligencia emocional .

Então, o que realmente está acontecendo em seu corpo quando você está se sentindo triste, ou feliz, ou com raiva, ou enojado?

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O que faz com que as emoções mudem?

As emoções são basicamente um movimento de substâncias químicas, chamadas neurotransmissores, que transmitem informações através do cérebro de neurônio para neurônio.

Você sente emoções diferentes quando tem níveis variáveis ​​de neurotransmissores e os ativação de diferentes áreas do cérebro em resposta a um estímulo. Vejamos um exemplo ...

Você foi promovido!

Como você se sentiu ao ler isso? Quando seu cérebro recebe boas notícias, ele sinaliza a liberação de dois neurotransmissores no sistema nervoso central. Esses neurotransmissores são a dopamina e a serotonina, e quando eles inundam seu cérebro você sente a emoção de felicidade.

Por outro lado, a falta desses neurotransmissores causa uma sensação de tristeza . Outras emoções são causadas por uma combinação desses neurotransmissores, e outros, em várias proporções.

A variedade de emoções que experimentamos evoluiu para nos manter seguros, seja o medo nos impedindo de um caminho de montanha potencialmente perigoso, ou a tristeza nos encorajando a nos reconectarmos com um amigo após uma briga.

As emoções mantêm nossa espécie social próxima das pessoas que nos protegem e nos fornecem recursos, bem como fisicamente protegidas dos perigos do mundo.

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Como controlar as emoções

A identificação de emoções geralmente pode ser feita levando algum tempo para refletir sobre você mesmo e suas experiências, mas controlar as emoções é um processo de aprendizagem para toda a vida.

Se você achar que suas emoções estão fugindo com você, aqui estão as etapas que você precisa seguir para voltar a um estado calmo e lógico onde você pode tomar decisões que realmente são as melhores para você, ou reagir de uma forma que não te deixe com arrependimentos.

Reserve um momento para identificar a emoção

Reserve um momento para cavar fundo em sua mente e pare um momento de quietude para ouvir seu corpo. Você pode sentir as palmas das mãos suando e o coração acelerado.

As emoções têm um efeito físico no corpo e isso pode lhe dar algumas pistas sobre o que está acontecendo em sua mente.

Esses sintomas podem ser devidos à ansiedade, mas igualmente, podem ser excitação. Tente entender o que você está sentindo e qual pode ser a causa por trás disso. É uma grande apresentação que você fará na próxima semana que o deixou no limite? Ou você está animado com uma nova oportunidade de trabalho amanhã? Depois de resolver isso, o processo de controlar suas emoções ou entender como eles estão influenciando seu comportamento será muito mais fácil.

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Considere outros fatores

Assim como uma criança, os adultos são suscetíveis a perder a capacidade de regular suas emoções se estiverem com fome (sério, ‘com fome’ é uma coisa real, há um artigo científico inteiro nele e tudo) ou se eles estão cansados - ou ambos. Trate-se como uma criança, só por um minuto. Você está muito quente? Vestindo algo desconfortável? Ficando irritado por alguém batendo na caneta?

Todas essas coisas podem reduzir nossa capacidade de controlar nossas emoções, e vale a pena dedicar um momento para consertá-las antes de prosseguir. Você pode descobrir que a situação se resolve aqui. Se não o fizer, é para a próxima etapa.

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Investigue a emoção e seu contexto

Freqüentemente, há muito mais em suas emoções do que você pode ver na superfície. Faça a si mesmo perguntas sobre suas emoções para ver se consegue encontrar essas questões mais profundas.

Por exemplo, talvez você tenha visto uma postagem no Instagram de seus dois melhores amigos curtindo uma academia. Seu sentimento imediato é raiva. Por que você ficaria com raiva porque seus amigos estão se divertindo muito juntos? Ao investigar mais a fundo, você descobre que sua raiva está mascarando o ciúme e percebe que está com ciúme porque eles não o convidaram. Você se sente magoado porque, no fundo, sente que pode ter perdido seus amigos.

Depois de desvendar a emoção até aqui, você pode começar a contradizer seu cérebro irracional. Isso significa que eles não gostam mais de você? Ou é porque eles sabem que você está sempre ocupado nas tardes de sexta-feira? Não foi outro dia que te convidaram para almoçar e você cancelou para ficar com a família?

Quanto mais você trabalhar com esses sentimentos, mais você se acalmará.

Fazer isso impede que você deixe um comentário passivo-agressivo em suas redes sociais ou não os convide para o seu aniversário (se isso soa bobo e infantil, é porque quando estamos emocionados, os adultos agem de maneira boba e infantil - é por isso que é importante ser capaz de regular nossas emoções) e, em vez disso, significa que você pode seguir uma abordagem lógica para as próximas etapas, que podem ser tão simples quanto escrever uma mensagem dizendo: Ei, podemos todos nos encontrar para jantar esta noite? Estou me sentindo um pouco excluído.

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Tire um tempo para relaxar

Por fim, seja percorrendo o Twitter por cinco minutos ou lendo seu livro um pouco, faça algo para desviar sua mente de qualquer emoção que seu cérebro tenha gerado e explodido fora de proporção.

Se você achar difícil a regulação emocional - não se preocupe.

Controlar suas emoções é difícil. Nós evoluímos para agir sobre eles, não trabalhar logicamente com eles. Mas, controlar suas emoções ficará mais fácil cada vez que você seguir estas etapas . Eu prometo! E você verá os frutos do seu trabalho.

Ser capaz de controlar suas emoções significa que você tem mais probabilidade de fazer escolhas melhores, em vez de decisões precipitadas no calor do momento, das quais você pode se arrepender quando a química do seu cérebro se acalmar.

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Emoção no cérebro

Cada vez que você experimenta uma emoção, seu corpo inicia uma cascata de respostas - primeiro uma mudança fisiológica, depois uma liberação química e uma resposta comportamental. Parece complicado, certo? Isto é. As emoções envolvem vários processos trabalhando juntos, desde seus principais órgãos até o sistema límbico.

Seu sistema límbico é a parte mais antiga do seu cérebro e é um sistema que se acredita ter evoluído com os primeiros mamíferos mais de 200 milhões de anos atrás . Estas são antigas vias neurais que definem nossas respostas às emoções, bem como os controles para nossos resposta de luta ou fuga .

Quando um sinal é passado por seu cérebro (por exemplo, os nervos em sua mão, dizendo a seu cérebro que você acabou de tocar em uma placa quente, o que o faz reagir e puxar sua mão), o sinal é transmitido como eletricidade. No entanto, o eletricidade não pode saltar de uma célula cerebral para outra . Em vez disso, ele se converte em um produto químico conhecido como neurotransmissor para preencher a lacuna (ou 'sinapse') entre as células.

Quando ele cruza a sinapse, ele se converte de volta em eletricidade e, assim, a mensagem é transmitida assim através do cérebro. Esses neurotransmissores químicos têm um grande impacto em nosso humor e, dependendo de quais estão mais presentes em nosso corpo e cérebro, depende de qual emoção iremos sentir (e, em certo grau, com que intensidade).

Aqui estão os neurotransmissores mais comuns envolvidos nas emoções:

Dopamina

Este neurotransmissor é viciante - é a substância química que seu cérebro realmente anseia. A dopamina está associada à felicidade e nos ajuda a buscar as coisas de que precisamos para sobreviver. É liberado no corpo quando experimentamos sentimentos positivos, como comer os alimentos que gostamos ou fazer sexo.

Oxitocina

A oxitocina é apelidada de ‘ o hormônio do abraço ’. É liberado quando você está perto de outras pessoas, seja seu bebê, seu melhor amigo ou sua mãe. É um parte essencial de fazer fortes laços sociais na nossa relacionamentos e é a chave para sentir confiança nas outras pessoas.

GABA (ácido gama-aminobutírico)

Este é o neurotransmissor de que você precisa quando está tentando controlar seu medo ou ansiedade . Isso ajuda a diminuir a taxa de disparo de nossos neurônios, o que é extremamente útil quando você começa a entrar em pânico.

GABA está associado à sensação de calma.

Acetilcolina

A acetilcolina tem um grande efeito no corpo quando é liberada e dilata os vasos sanguíneos , diminui nossa frequência cardíaca e contrai o músculo liso . Motivação , a excitação e a atenção aumentam com a liberação desse neurotransmissor.

Serotonina

Este é o neurotransmissor mais responsável pelo nosso bem-estar e felicidade. Você pode aumentar os níveis de serotonina em seu corpo fazendo exercícios, meditando , e passar um tempo ao sol.

A serotonina ajuda nosso humor a ficar mais equilibrado e melhora nosso sono e digestão.

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Lista de Emoções

Quantas emoções existem? Diferentes psicólogos e cientistas darão diferentes respostas, mas os estudos mais abrangentes e mais aceitos sobre a emoção parecem apoiar a teoria de Robert Plutchik. Plutchik sugere que existem oito emoções básicas. Essas emoções podem ser expressas abertamente, através da linguagem corporal, ou mais sutilmente através microexpressões .

Cada emoção pode ser sentida em intensidades variadas (por exemplo, aborrecimento - raiva - raiva ou aceitação - confiança - admiração).

Cada uma das emoções básicas na teoria de Plutchik tem uma emoção correspondente oposta.

  • Alegria é o oposto de tristeza
  • Antecipação é o oposto de surpresa
  • O medo é o oposto da raiva
  • Nojo é o oposto de confiança

Aqui estão as oito emoções de Plutchik:

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Raiva

Estudos psicológicos identificaram três causas para a raiva: quando nossos desejos, metas ou expectativas não são atendidos, quando nos sentimos ameaçados e / ou quando usamos a raiva para mascarar outras emoções.

Você está familiarizado com essa sensação de como se seu sangue estivesse fervendo? É o seu corpo liberando adrenalina em resposta ao estresse.

Uma das primeiras coisas que acontecem quando você sente raiva é que você vai para a resposta de luta ou fuga. Se você for uma pessoa que não enfrenta confrontos ou está em uma posição, como no trabalho, em que não se sente confortável para demonstrar raiva, seu instinto lhe dirá para se afastar da fonte de seu problema.

Caso contrário, seu corpo escolherá a reação de luta, que é como normalmente vemos a raiva. Você levanta a voz, faz acusações, fica na defensiva e mostra uma linguagem corporal negativa. Esses comportamentos são prejudiciais e irracionais, mas os fazemos de qualquer maneira porque, quando estamos com raiva, nossa percepção de risco e perigo diminui.

Embora a raiva, ou melhor, o estresse que ela causa, seja conhecido por ser ruim para nós , na verdade existem alguns benefícios em experimentar essa emoção ancestral.

  • A raiva nos faz focar mais nas recompensas. Ficamos com raiva quando algo não está indo do jeito que queríamos e o sentimento reforça nosso desejo por tudo o que estamos lutando para conseguir, seja uma promoção no emprego que achamos que merecemos ou a satisfação de ganhar uma discussão. Psicólogo Simon Laham diz que é por isso que a raiva é uma parte crítica para superar a adversidade. Quando você está chateado porque nada está indo bem e você sente que o mundo está contra você, a raiva é o combustível que o leva a provar que todos estão errados . É por isso que as pessoas se sentem tão motivadas para provar que seus odiadores estão errados.
  • Quando estamos com raiva, ficamos mais otimistas. Parece contraditório, mas ficar com raiva nos faz pensar de forma mais positiva sobre o futuro. Isto é porque quando estamos com raiva, sentimos que estamos no controle . Os pesquisadores colocaram as pessoas em estado de espírito de medo e raiva e, em seguida, fizeram-lhes perguntas sobre o cumprimento de metas. Os participantes irritados aceitaram o desafio porque se concentraram em como obter a recompensa, enquanto os participantes temerosos foram retidos pela possibilidade de fracasso.
  • A raiva aumenta a criatividade. Da próxima vez que você ficar com raiva, invista sua energia trabalhando em uma tarefa difícil. Estudos mostram que quando você está com raiva, você experimenta níveis elevados de energia e seu processo de pensamento se torna mais flexível, permitindo que você tenha mais e mais idéias originais do que você poderia em seu estado neutro.

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Antecipação

Antecipação é uma emoção que envolve prazer, excitação ou ansiedade ao considerar ou aguardar um evento esperado. Fisiologicamente, pode parecer semelhante ao medo - um aumento da frequência cardíaca, palmas das mãos suadas - embora recebamos nossos sinais sobre quais emoções estamos sentindo no contexto da situação.

Se você está prestes a comprar o carro dos seus sonhos, será excitação , se você está prestes a subir em um palco com um grande público, pode ser ansiedade , e se você está esperando para se encontrar com sua namorada pela primeira vez, pode ser uma mistura de ambos .

Cada pessoa reagirá de maneira diferente ao sentir antecipação. Susto do palco é um bom exemplo de como essa emoção pode mudar nossa fisiologia - incapaz de falar, enraizado no lugar e de repente em branco em tudo o que você precisava dizer.

Robin Skynner, uma psiquiatra britânica em meados de 1900, sugere que a razão pela qual experimentamos antecipação quando esperamos eventos menos prazerosos é porque é uma das formas maduras de lidar com o estresse. Usando antecipação para prepare-se para saber como você vai lidar com a situação pode reduzir alguns dos desafios, embora - como sugere o exemplo do medo do palco - pode fazer com que você tenha um mau desempenho no processo.

Se você achar que sua ansiedade de antecipação é excessiva, você pode se beneficiar de algumas das seguintes atividades para controlar essa emoção:

  • Respiração profunda
  • Relaxamento muscular progressivo
  • Contando objetos pela sala

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Nojo

Se eu pedisse para você listar algumas coisas que são nojentas, o que você diria? Minha lista (e imagino que a sua também) incluiria:

  • Vomitar
  • Comida podre
  • Fezes
  • E muitas outras coisas estereotipadamente nojentas.

Isso fez você dizer ewwww? Eu também!

Sentimos repulsa por coisas que consideramos ruins, seja comida podre ou baratas no banheiro. Nas civilizações pré-modernas, esta era uma grande característica porque evitou que as pessoas comessem alimentos venenosos e fazer coisas que podem deixá-los doentes.

Todo mundo tem um limite diferente para o que desencadeia sua repulsa.

Quanto mais nojento você é, mais crítico você é. Usando essas descobertas, o psicólogo David Pizarro descobriu que o limiar de repulsa das pessoas se correlaciona diretamente com sua posição no espectro político . Os conservadores extremos se enojam facilmente, ao passo que é desafiador denegrir um liberal feroz.

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Medo

Ficamos com medo quando encontramos coisas e situações que não entendemos, não podemos controlar e / ou suspeitamos que irão nos causar danos. Em nosso mundo moderno, muitos de nossos medos não parecem lógicos. Há algum sentido em temer uma aranha do dinheiro enrolada no canto do nosso quarto? Ou o ansiedade social você pode sentir quando você entra em uma festa?

Atualmente, provavelmente não, mas como todas as suas emoções, o medo se desenvolveu para mantê-lo seguro. Seu pequeno companheiro de quarto aracnídeo não representará muita ameaça aqui, mas teria sido muito diferente se você estivesse caçando em uma floresta tropical com aranhas venenosas.

Qual é o seu maior medo?

De acordo com um estude pela Chapman University, os 5 maiores medos na América são:

  1. Falar em público ( nós podemos ajudar com seu discurso público! )
  2. Alturas
  3. Insetos, cobras e outros animais
  4. Afogamento
  5. Sangue / agulhas

Com exceção do afogamento, todas essas são coisas minimamente ameaçadoras com as quais a maioria das pessoas ainda tem que lidar, nós reagimos a eles como se eles fossem nos matar.

Como ser menos medroso

Só porque o medo é uma resposta natural, não significa que você não pode limitar seu poder. Veja como ser menos temeroso:

  • Preparação: Se você tem medo de atividades que você sabe aproximadamente o que esperar, como entrevistas de emprego, ir ao dentista e confrontar pessoas, a melhor maneira de superar isso é se preparando. Praticar ou refletir sobre o que vai acontecer antes do próprio evento remove grande parte da incerteza que causa medo.
  • Tome uma atitude: O medo surge da falta de controle, portanto, concentrar-se em coisas que você pode controlar pode ajudar a reduzir seus sentimentos. Se você tem medo de algo importante sobre o qual não tem muito controle, encontre uma pequena coisa em que possa agir e concentre sua atenção nisso para que o medo não o oprima.
  • Relaxar: Pesquisar mostra que é mais fácil abandonar o medo envolvendo-se em um comportamento auto-apaziguador que o relaxa do que tentar dissuadir-se do medo. Encontre o comportamento auto-calmante que o distrai do seu medo, seja oração, meditação, ioga, um hobby, etc. e dedique mais tempo a essa prática quando estiver com medo.

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Alegria

Alegria, ou felicidade, é a maneira que o nosso cérebro tem de nos dizer que algo - seja a sensação do sol no rosto, ou a companhia de um ente querido - é bom para nós, encorajando-nos a procurá-lo, assim como a tristeza e o nojo encoraje-nos a evitar o que é prejudicial à saúde ou perigoso. Podemos sentir alegria como resultado de eventos como o reencontro com um velho amigo ou a descoberta de uma carta sentimental que pensávamos ter sumido há muito tempo.

Quando sentimos alegria quando os neurotransmissores dopamina e serotonina são liberados em nosso corpo.

Os benefícios de saúde de sentir alegria incluem:

  • Reforçando o sistema imunológico
  • Reduzindo o estresse
  • Gerenciando a dor

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Tristeza

Os humanos dependem uns dos outros para sobreviver. A tristeza é a emoção que nos faz lembrar desse fato.

As crianças ficam tristes quando são separadas dos pais. É essa tristeza que os leva a chorar e / ou encontrar seus pais, potencialmente salvando suas vidas. À medida que as pessoas envelhecem, ou se nos afastamos de nossos entes queridos, o a tristeza que acompanha a separação é o que leva as pessoas a investir continuamente em relacionamentos .

Por mais doloroso que seja a tristeza, nem tudo é ruim. Os psicólogos descobriram alguns benefícios surpreendentes da tristeza que podem nos ajudar a amenizar a emoção e suas circunstâncias.

De acordo com Joseph Paul Forgas, Ph.D. ., a tristeza reduz dois vieses-chave de julgamento que afetam a forma como vemos as pessoas.

  • O erro fundamental de atribuição: Esta é a tendência de acreditar que as pessoas são intencionais quando cometem erros ou dizem algo errado. Quando você está triste, é menos provável que pense o pior das pessoas.
  • O Efeito Halo: No extremo oposto do espectro, as pessoas também acreditam que certas pessoas - seja porque são atraentes, bem-sucedidas ou membros da família - não podem errar. A tristeza dá a você uma visão menos tendenciosa das pessoas, então você também não exagera na bondade delas.

Estudos mostrar tristeza pode ser uma ferramenta motivacional poderosa. Quando voce ta feliz você tende a querer ficar onde está e pode não se sentir motivado a melhorar porque não sente a necessidade de fazê-lo. Esse não é o caso da tristeza.

Embora você não deva sair do seu caminho para ficar triste por falta de motivação, permita-se abraçar a tristeza de não estar onde gostaria na vida, seja em seus relacionamentos, carreira, saúde física, etc. pode motivá-lo a se esforçar para chegar a um lugar mais feliz.

Como ser menos triste

Apesar dos benefícios de curto prazo, sentir-se triste freqüentemente diminui sua qualidade de vida. Felizmente, a maneira como você lida com a tristeza tem um grande efeito em como ela é poderosa. De acordo com Deepak Chopra , a melhor maneira de lidar com isso é ser proativo.

Aqui estão algumas de suas dicas:

  • Em vez de se concentrar na sua tristeza, tome atitudes para ser mais feliz.
  • Compartilhe seus sentimentos com um amigo / ente querido
  • Concentre-se em melhorar seu bem-estar. Muitas pesquisas mostraram que exercícios e uma alimentação saudável aumentam seu humor
  • Reconheça o que está deixando você triste e não fique obcecado com o sentimento. Todo mundo sente tristeza e se dar uma festa de piedade não vai ajudar.

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Surpresa

A surpresa é nossa reação instantânea sempre que enfrentamos algo inesperado, seja uma boa notícia, como seu primeiro neto, ou o choque de seu carro derrapando repentinamente no gelo. Começa sendo congelado ou atordoado, seguido por uma tentativa de entender a nova experiência, então uma reação a ela - tudo o que pode levar apenas alguns segundos, ou até uma semana - seguido por uma necessidade de compartilhar essa experiência com outros.

Neurologistas descobriram essa surpresa estimula o hipocampo, a parte do cérebro que armazena e processa as memórias, e é por isso que muitas vezes podemos nos lembrar de momentos cruciais de nossa infância com detalhes incríveis. Os psicólogos acreditam que este é provavelmente um instinto de sobrevivência que nos ajuda a aprender com novos eventos e transmitir esse aprendizado.

De acordo com Tania Luna e Leeann Renninger, autoras do livro Surpresa: abrace o imprevisível e projete o inesperado , a surpresa se desdobra em quatro etapas.

  1. Congelar: Ficamos surpresos com o inesperado. Isso geralmente vem com um suspiro.
  2. Encontrar: Tentamos descobrir.
  3. Mudança: A surpresa começa a mudar nossa perspectiva porque nos apresenta algo novo.
  4. Compartilhado: Muitas vezes nos sentimos compelidos a contar aos outros sobre nossas novas experiências.

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Os benefícios chocantes da surpresa

Dada a curta duração do sentimento de surpresa, você pode não esperar que tenha muito efeito. No entanto, os pesquisadores descobriram algumas maneiras importantes de como a surpresa agradável aumenta nosso bem-estar.

Nº 1: aumenta a memória

É mais provável que você se lembre de uma experiência surpreendente do que da esperada. Pesquisadores Na Universidade de Madgeburg, na Alemanha, descobriram que o hipocampo, uma parte do cérebro que ajuda a processar e armazenar informações, torna-se mais ativo quando as pessoas se deparam com informações ou estímulos chocantes em comparação com os familiares. Como resultado, seu cérebro se lembra de mais detalhes sobre coisas que provocam surpresa em comparação com as coisas que você espera.

É por isso que você pode se lembrar de detalhes vívidos sobre experiências emocionantes da infância, mas às vezes tem dificuldade para se lembrar de coisas que fez na semana passada.

# 2 Agradáveis ​​surpresas nos tornam mais felizes

Pesquisadores da Emory University e do Baylor College of Medicine descobriram que os centros de prazer de nossos cérebros são mais ativos quando vivenciamos momentos positivos surpreendentes em comparação com os momentos positivos que esperamos que aconteçam. É por isso que tendemos a me sinto muito mais feliz quando alguém nos dá um presente em épocas aleatórias do ano do que no Natal ou no nosso aniversário, quando estamos esperando presentes. Também amplia prazeres inesperados, como elogios de pessoas que raramente os oferecem e tempo ensolarado após semanas de neblina e chuva.

# 3 Adiciona faísca aos seus relacionamentos

Estudos mostre que fazer novas atividades com seu parceiro melhora seu nível de satisfação no relacionamento. Quando você está com alguém há anos, é fácil cair em hábitos diários que o deixam entediado com seu relacionamento. Reservar um tempo para surpreender seu parceiro fazendo novas atividades juntos traz de volta a empolgação que você sentiu nos primeiros dias de seu relacionamento, quando tudo era novo e divertido.

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Emoções constroem confiança

Humanos são instintivamente social , leal a grupos familiares, grupos de amizade, clubes e até mesmo seus locais de trabalho. A confiança nos permite ser vulneráveis ​​aos outros com a expectativa de que, em troca, eles compartilharão seu fardo, seja cuidar de seu filho ou emprestar um ouvido solidário quando você quiser desabafar.

Para isso, procuramos pessoas de confiança. A confiabilidade é a característica ou comportamento de uma pessoa que inspira expectativas positivas em outra pessoa e a propensão de confiança para poder contar com as pessoas.

As emoções podem ser simplesmente um caso de química, mas administrar essas emoções está longe de ser uma ciência exata. Leva tempo e prática para desenvolver totalmente nossas habilidades de inteligência emocional.