Arrependimento: como diagnosticar e superar seus grandes arrependimentos

Índice

  1. Trabalho de reparo comportamental
  2. Viva uma Vida Experimental
  3. Trabalho de reparo psicológico
  4. E quanto a todos os seus arrependimentos atuais?
  5. Arrependimento e amor próprio

Lamento ter respondido a todos nesse e-mail. Lamento ter bebido muito naquela noite - você sabe a que me refiro. Lamento ter comprado aquele pacote de férias estúpido e caro. Eu me arrependo de minha graduação na faculdade. Eu me arrependo de ter feito aquela tatuagem - só brincadeira. Eu me parei bem a tempo. Qualquer um desses parece familiar?

Ah, arrependimento; é uma besta irritante. Curiosamente, há alguma ciência legal por trás disso. Pedimos às pessoas em nosso enquete semanal do Twitter Você tem algo que não fez na vida e que se arrepende muito de perder? 74% das pessoas disseram que sim, se arrependeram de algo que não fizeram. Três quartos de nós sentem a dor do arrependimento e eu sei que é brutal, mas e quanto à ciência? Voltei-me para a pesquisa para descobrir o que podemos fazer para tornar o arrependimento menos doloroso.

Thomas Gilovich é o principal pesquisador sobre arrependimento e fez um estudo chamado A experiência do arrependimento: o quê, quando, por quê. Aqui estão as más notícias: descobrimos que, embora a maioria de nós sinta arrependimento, ele não desaparece com o tempo.



Ele perguntou às pessoas em seu estudo: Quando você olha para trás em suas experiências na vida, do que você se arrepende mais, aquelas coisas que você fez, mas gostaria de não ter ou aquelas coisas que você não fez, mas gostaria de ter ?

54% lamentaram a falta de ação, enquanto apenas 12% das pessoas se arrependeram mais de suas ações. Os 34% restantes das pessoas disseram que mais lamentavam as decisões que não se encaixavam em nenhuma das categorias.

Isso contribui para algo chamado de Efeito Zeigarnik: Falhas lamentáveis ​​em agir tendem a ser mais memoráveis ​​e duradouras do que ações lamentáveis. Quando nos arrependemos de algo que nós não fez , temos ambições não realizadas, intenções não realizadas e metas incompletas. Em outras palavras, temos desejos que não conseguimos realizar.

Então, o que você pode fazer para evitar o arrependimento? Tome uma atitude! Aqui estão as três principais áreas onde o arrependimento tende a surgir mais tarde na vida:

Trabalho de reparo comportamental

Como seres sociais, alguns dos arrependimentos mais dolorosos que temos envolvem outras pessoas:

  • Você precisa se desculpar com alguém?
  • Você precisa de um encerramento?
  • Você tem algo para contar a alguém?

Não espere. Ligue para eles agora. Envie uma mensagem de texto agora. Diga a alguém agora que você a ama. Seja o que for - você não quer arriscar perder completamente o contato com alguém para sempre sem tentar fazer as pazes com ela ou compartilhar como você realmente se sente.

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Viva uma Vida Experimental

Um grande pesar para muitas pessoas é deixar de tentar as coisas porque estavam com medo ou algum outro obstáculo os impediu.

  • Você sempre teve vontade de aprender a fazer___?
  • Você sempre quis tentar___?
  • Você sempre quis saber mais sobre ___?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, agora é sua vez. Eu recomendo criar uma lista do intervalo de aprendizagem. Esta é uma lista de habilidades e coisas que você sempre quis aprender ou tentar. Certifique-se de iniciar o seu e confira nosso artigo sobre listas de balde.

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Trabalho de reparo psicológico

Gilovich diz que precisamos de um trabalho de reparo psicológico quando estamos processando emoções e experiências passadas que nos pesam.

  • Você precisa identificar um forro de prata?
  • Aprenda com uma experiência?
  • Encontrar algo positivo em algo negativo?

Não espere. Não empurre para o canto da sua mente. Pesquisar mostra que não se reconciliar com nossos problemas emocionais do passado pode ter efeitos duradouros em como lidamos com o estresse no presente. Até que você lide com seus problemas, eles exagerarão suas reações a estressores semelhantes e o impedirão de seguir em frente.

Dê uma volta, pegue um diário, peça a um amigo para vir e processar. Não se deixe abater emocionalmente.

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E quanto a todos os seus arrependimentos atuais?

Você acabou de se comprometer a viver uma vida sem arrependimentos daqui para frente, mas como você lida com a dor dos arrependimentos que já tem? A ciência mostra que uma das melhores soluções é apenas dizer Dane-se, eu fiz o melhor que pude e não é minha culpa, e seguir em frente.

PARA Estudo de alemão colocou um grupo de pessoas deprimidas e propensas ao arrependimento e um grupo de idosos positivos e livres de arrependimento em cenários em que inevitavelmente cometiam erros que poderiam levar ao arrependimento. Enquanto o grupo propenso ao arrependimento levou seus erros para o lado pessoal, os idosos felizes mantiveram seu bem-estar emocional durante todo o experimento, concentrando-se em seguir em frente em vez de insistir nos problemas que enfrentaram.

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Arrependimento e amor próprio

Claro, pode não ser possível livrar-se instantaneamente de todos os sentimentos de responsabilidade por eventos dos quais você se arrepende. É aqui que entra a autocompaixão. De acordo com pesquisadores na Universidade da Califórnia, Berkeley, uma das estratégias mais eficazes para superar seus arrependimentos é a autocompaixão.

Reserve um tempo para refletir sobre as decisões das quais você se arrepende e perceba que sim, você pode ter feito algumas coisas horríveis que o fazem querer reverter o tempo, mas essas ações não o definem e o fato de você se arrepender prova que você é melhor do que seus erros. É esse tipo de atitude compassiva que permitiu aos felizes idosos viverem livres do arrependimento; eles aceitaram seus erros e se concentraram em tomar melhores decisões no futuro.

Hoje é o seu dia para começar a viver uma vida sem arrependimentos. Eu adoraria ouvir sobre suas experiências, então deixe-me saber @vvanedwards .