O poder da linguagem corporal para combater a depressão

Índice

  1. A Ciência da Depressão
  2. 6 maneiras pelas quais a linguagem corporal pode ajudá-lo a combater a depressão
    1. # 1 exercício
    2. # 2 Alongamento
    3. # 3 Meditação
    4. # 4 Abrace uma árvore
    5. # 5 Power Pose
    6. # 6 O poder de um sorriso
    7. Bônus: linguagem corporal e estresse

Você pode estar se perguntando como a linguagem corporal do mundo ajuda a curar o peso da depressão.



Bem, estou aqui para lhe dizer como, por que e o que fazer para ajudar alguém que você conhece ou talvez você mesmo, que pode estar passando por depressão, ansiedade ou uma doença mental semelhante.

A Ciência da Depressão

Se você é alguém que se preocupa com alguém que tem, já teve, ou alguém que está cronicamente deprimido, há esperança. De acordo com o Mayoclinic, a depressão é um transtorno do humor que causa um sentimento persistente de tristeza e perda de interesse. Também chamado de transtorno depressivo maior ou depressão clínica, afeta como você se sente, pensa e se comporta e pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos. Você pode ter problemas para realizar as atividades normais do dia-a-dia e, às vezes, pode sentir que não vale a pena viver a vida.



Quando alguém se sente assim e chega a um ponto em que atrapalha suas atividades diárias e dura mais do que algumas semanas, esse é um episódio depressivo. A primeira coisa a entender é o que realmente acontece fisiologicamente quando alguém está deprimido. Não é algo que você pode dizer a alguém para superar - há desequilíbrios químicos reais ocorrendo em seu corpo:

Os níveis de serotonina e dopamina no corpo caem. A serotonina e a dopamina são os produtos químicos que ajudam a manter o equilíbrio do seu humor. Então, o corpo continua a evoluir fisicamente, levando ao cansaço e à baixa motivação. Agora, eu sei o que você realmente está se perguntando é como a linguagem corporal desempenha um papel em tudo isso. Uma das primeiras e mais importantes partes do aprendizado da linguagem corporal é se tornar CIENTE de seu corpo por meio de gestos e movimentos. Quero que você se comunique consigo mesmo por meio dos movimentos do corpo para que possa realmente lutar.



6 maneiras pelas quais a linguagem corporal pode ajudá-lo a combater a depressão

# 1 exercício

Movimentar o corpo ao correr ou malhar pode ajudar a bombear suas endorfinas, que o ajudam a se sentir feliz e relaxado. Os exercícios não apenas o deixam mais feliz, mas também oferecem a vantagem adicional de diminuir a ansiedade e aumentar sua concentração, foco e habilidades cognitivas.

Se você está tendo problemas para dormir, malhar algumas horas antes do fim da noite é uma boa maneira de ajudá-lo a adormecer. Portanto, coloque sua lista de reprodução para estimular e dê uma volta pela vizinhança. Seu corpo e sua mente irão agradecer mais tarde.

SUPER TIPO: Já ouviu falar do barato de um corredor? Seu corpo, embora possa doer no início, começará a se ajustar ao esforço do exercício e liberará substâncias químicas que o ajudarão a se sentir bem. Se você ficar desinteressado em correr todos os dias, misture e faça outros exercícios para fazer as endorfinas andarem!



# 2 Alongamento

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Quando ficamos estressados, nosso corpo se adapta à sua resposta de luta ou fuga, o que cria tensão. A tensão é criada em nossos ombros, parte inferior das costas e cabeça. A fisioterapeuta Anne Whitist afirma que o alongamento interrompe a resposta física tensa ao estresse e proporciona alívio. O estresse também pode restringir o fluxo sanguíneo por todo o corpo. O alongamento pode contra-atacar, aumentando o fluxo sanguíneo. Isso ajuda a trazer de volta a circulação e a aliviar a dor tensa em nossos músculos causada pelo estresse.

Assim que você acordar de manhã, pare um minuto e alongue-se para manter a circulação do sangue normal. Isso lhe dará aquele impulso para começar o dia. Ao longo do dia, faça alongamentos para continuar lutando contra a tensão causada pelo estresse.

SUPER TIPO: A pesquisa mostra que é muito mais fácil criar um novo hábito se você fizer isso no mesmo horário todos os dias. Assim que você acordar de manhã para começar o dia, faça um alongamento agradável e repita todas as manhãs.



# 3 Meditação

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A meditação força você a tirar o foco do que está acontecendo ao seu redor e se concentrar no seu corpo. Aqui estão dois dos meus tipos favoritos que usei pessoalmente enquanto passava por algo em uma escala menor, como um dia estressante no trabalho, ou algo tão grande quanto um trauma. Eu até usei isso em eventos sociais! Às vezes, memórias ruins podem desencadear um estado de depressão, mesmo algo tão pequeno como um cheiro ou talvez um rosto familiar. Ou talvez não seja um gatilho, mas você coloca sua máscara feliz para sair e não consegue fazer com que aquele peso irritante vá embora. Aqui estão algumas dicas para começar:

Meditação de batimento cardíaco:

Se você é um iniciante, é aconselhável praticar em um lugar onde possa evitar interrupções. O primeiro passo da linguagem corporal é se tornar ciente dos movimentos do seu próprio corpo primeiro. Na meditação, você se concentra em seu corpo. Concentre toda a sua atenção em sua mão. Agora, começando pela parte externa da mão no polegar, respire fundo e concentre-se na sensação do polegar. Em seguida, tente se concentrar em sentir os batimentos cardíacos no polegar. Depois de fazer isso, passe para o próximo dedo e passe por toda a mão e nas costas. Isso permite que você volte ao momento presente e não se perca nas lembranças ou pensamentos negativos e destrutivos. Quando você estiver repetindo pensamentos negativos ou apenas sentir que o peso está chegando, mude seu foco para isso e saiba que você está aqui, está seguro e é amado.

Respiração pela barriga:

Isso envolve as duas mãos, colocando uma na barriga e a outra no peito. Este é um exercício de respiração em que seu objetivo é manter o peito parado e respirar de forma que seu estômago se mova para fora enquanto seu peito permanece plano. Ao inspirar, tenha pensamentos positivos e expire o que o está incomodando no momento. Na linguagem corporal, as pessoas usam muitas técnicas de autolimpeza, das quais normalmente queremos evitar, mas esse tipo de autolimpeza é uma técnica positiva que pode ajudar a acalmar seus nervos e prepará-lo para ficar calmo no presente.

SUPER TIPO : Depois de encontrar uma sala silenciosa para praticar isso, você se tornará um profissional em fazer isso em um lugar onde se depara com mais distrações. Esses dois são meus favoritos porque são mais discretos e você pode encontrar tempo para fazê-lo em um ambiente de trabalho agitado.

# 4 Abrace uma árvore

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Sim, você leu corretamente. Estudos provaram que os espaços verdes abertos na natureza têm um efeito calmante que pode estimular nosso sistema imunológico, aumentar a felicidade e reduzir o estresse. Também está comprovado que ajuda as pessoas com doenças mentais, incluindo TDAH, depressão e ansiedade. Também tem sido usado para ajudar aqueles que lutam com dores de cabeça. Aumenta nossa concentração e diminui nossos níveis de estresse.

Reserve um tempo para si mesmo dando um passeio relaxante pela floresta. Encontre paz na tranquilidade e relaxe na beleza da natureza ao seu redor. A vida é bastante ocupada do jeito que está, reservar um tempo para si mesmo é tão importante quanto qualquer outra coisa que você possa ter em sua agenda.

SUPER TIPO: Não apenas a natureza, mas a cor verde é um grande contribuinte. Se você estiver em um ambiente de trabalho estressante, mude a cena do monitor do computador de fundo para um fundo verde da natureza. Quer saber mais? Aqui está um artigo sobre psicologia das cores.

# 5 Power Pose

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A pose de poder é quando você ocupa o máximo de espaço possível com seu corpo. Pesquisadores da Universidade de British Columbia descobriram que quando os atletas ganham uma corrida, quanto mais expansiva sua linguagem corporal e quando os atletas perdem uma corrida, mais derrotada sua linguagem corporal. Quer parecer um vencedor? Role os ombros para trás, plante os pés com firmeza, abra o peito e mantenha a cabeça erguida. Quanto mais confiante seu corpo parecer, mais confiante você será percebido. Isso é chamado de alta potência corporal - ocupando espaço com seu corpo. Essa prática é ainda melhor se você sabe que está prestes a entrar em uma situação estressante. Faça a pose de força com antecedência para prepará-lo e aumentar sua confiança e competência. Pode ser algo tão simples e furtivo como sentar-se em uma cadeira, endireitar os ombros e sentar-se ereto.

SUPER TIPO: Apenas esteja atento para não se espalhar no meio de uma sala com outras pessoas - isso pode ser visto como arrogante! Você vai querer entrar em algo chamado posição de lançamento onde você está ereto, com os pés ligeiramente afastados e os ombros para trás para que ainda pareça confiante e acessível.

# 6 O poder de um sorriso

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A hipótese de feedback facial explica que quando fazemos um expressão também se aplica à nossa resposta emocional. Isso significa que, se você sorrir por muito tempo, poderá começar a se sentir mais feliz; se franzir a testa por muito tempo, começará a se sentir triste, etc. Muitas vezes nossas mentes trabalharão contra nós e nos dirão que não somos especiais, fortes, bonito ou influente. Combata esse pensamento negativo, dedicando um tempo para se olhar no espelho, dê o maior sorriso que puder e diga a si mesmo coisas positivas.

SUPER TIPO: O estudo dos neurônios-espelho também nos ajudou a entender que correspondemos à expressão que vemos nas pessoas. Da próxima vez que vir alguém, sorria, e isso pode tornar o dia dela um pouco melhor também.

Bônus: linguagem corporal e estresse

O estresse não é divertido. Veja como a linguagem corporal pode ajudá-lo a lidar com o estresse.


Este post convidado foi escrito pela Instrutora Certificada de Linguagem Corporal, Ariana Thomas. Tweet suas ideias para ela em @ExpressionsSpk .

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