Crescimento pós-traumático: siga em frente quando coisas ruins acontecerem

Índice

  1. Sintomas Pós-Trauma
    1. Emoções após o trauma
    2. Descrença
    3. Medo
    4. Tristeza
    5. Raiva
    6. Alívio
    7. Dormente
  2. Vida Após Trauma
    1. Áreas de crescimento pós-traumático
  3. Do trauma ao crescimento pós-traumático
    1. Sinta-se profundamente
    2. Auto-revelação construtiva
    3. Qualidades pessoais

O crescimento pós-traumático é quando alguém experimenta benefícios positivos após o trauma. Esta é uma fresta de esperança em uma nuvem escura para muitos de nós.

A vida é uma montanha russa.

Em alguns dias, teremos uma alegria em nossos passos e uma felicidade em nossos corações que gostaríamos de poder reprimir e manter para sempre. Em outros dias, teremos dificuldade para encontrar a motivação para vestir uma camiseta limpa, quanto mais reunir forças para sair de casa.

Esses patches são um inevitável parte da vida, e muitas vezes acompanham momentos difíceis no trabalho ou em nossa vida pessoal. Mas temos boas notícias.



O tecido da cicatriz é mais forte do que o tecido normal.

(E queremos dizer isso ambos literalmente e metaforicamente )

Nossas feridas, nossas falhas e nossos desafios geralmente curam ... eventualmente.

Se trabalharmos duro para superar tempos difíceis, com um pouco de sorte do nosso lado, podemos nos tornar mais fortes por causa deles. Hoje, quero ter certeza:

  • Você cura mais forte.
  • Você não pula para trás, você pula para a frente.
  • Você se recupera melhor.

O que fazemos quando coisas ruins acontecem a pessoas boas?

Falhas, desafios e erros ... eles acontecem com o melhor de nós, e não parece ótimo. É fácil relembrar esses tempos com pesar, mas quero apresentar a você uma maneira completamente nova de pensar sobre as coisas ruins que aconteceram conosco - seja uma perda financeira, um problema de saúde, um conflito no trabalho ou o colapso de um relacionamento.

Este é um conceito denominado Crescimento Pós-Traumático.

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O que é crescimento pós-traumático?

Crescimento Pós-Traumático (PTG) é a mudança mental positiva experimentada como resultado da adversidade.

Os efeitos devastadores do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (ou PTSD ) após o trauma é uma consequência bem documentada do sofrimento devido à adversidade. Embora possamos estar inclinados a pensar que o PTSD é um problema que afeta apenas aqueles que viram a guerra ou outras situações em que alguém testemunhou a perda de vidas, ele pode realmente se desenvolver após qualquer trauma assustador ou estressante.

Estudos científicos têm mostrado que isso inclui eventos como estar envolvido em um acidente de carro, ser abusado emocionalmente em um relacionamento, a morte de um ente querido, ser diagnosticado com um problema de saúde grave ou qualquer evento em que teme por sua vida ou pela vida de outras pessoas .

(Se você acha que pode estar sofrendo de PTSD, você pode encontrar mais informação aqui para ajudá-lo a se curar desses eventos).

Os pesquisadores Richard Tedeschi e Lawrence Calhoun descobriram outro fenômeno que pode acontecer depois que alguém passa por um trauma: Post-Traumatic Grown (PTG).

Eles descobriram que as pessoas costumam relatar maneiras em que seus aumenta o funcionamento psicológico depois de terem experimentado um desafio. Em outras palavras, em certas circunstâncias, nossa mente pode crescer com dificuldade.

Tedeschi descobriu que em uma ampla gama de experiências negativas, até 90% dos sobreviventes relatam pelo menos um benefício de crescimento pós-traumático.

Além disso, uma meta-análise (a compilação de dados de várias fontes) de 26 estudos científicos encontrados que quase 50% dos sobreviventes de trauma experimentam crescimento pós-traumático.

Sintomas Pós-Trauma

Depois de sofrer uma experiência traumática, algumas pessoas apresentam sinais típicos, como depressão ou retraimento. Outras pessoas podem nem mesmo sentir que sua experiência foi traumática e pensam que estão levando a vida muito bem. Aqui estão alguns dos sintomas que você pode sentir após um trauma.

  • insônia
  • fadiga
  • Dificuldade de concentração
  • dores e dores
  • tensão muscular
  • retirando-se de outros

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Emoções após o trauma

Quer você tenha experimentado apenas um desses sintomas, ou um punhado, é provável que você tenha experimentado uma gama de emoções após o trauma . Isso é normal. Você pode até ter sentimentos completamente mistos - como a culpa por ter sobrevivido ao incidente, e ao mesmo tempo estar aliviado por ter sobrevivido - o que aumenta seus sentimentos de culpa.

O estresse traumático geralmente ocorre de duas maneiras: ou o sobrevivente sente muito e é dominado pela emoção, ou sente muito pouca emoção (geralmente descrito como sensação de entorpecimento).

Alguns sobreviventes de trauma terão dificuldade em controlar suas emoções. Estudos sugerem isso é particularmente comum quando as crianças passaram por esses eventos, mas para os adultos isso tende a ser um efeito colateral de curta duração de sobreviventes a traumas.

Passe algum tempo a sós para refletir sobre a experiência e tente identificar o que está sentindo. A vida após o trauma é uma montanha-russa e pode levar algum tempo para desvendar como você se sente - você pode até descobrir que suas emoções mudam com o tempo. Talvez você inicialmente se sentisse triste, mas agora está com medo. Lembre-se, tudo isso é normal.

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Descrença

Depois de uma experiência traumática, você pode achar difícil acreditar no que aconteceu. Você pode descobrir que não fala sobre a experiência com ninguém porque ainda não a aceitou em sua mente. Essa tende a ser uma das primeiras emoções após uma experiência traumática.

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Medo

Compreensivelmente, você pode ter medo de que a mesma coisa aconteça novamente. Isso pode levar você a tomar medidas preventivas, como instalar mais travas na porta após uma invasão. No entanto, fique de olho em como o seu medo está fazendo com que você reaja. O medo é a emoção que sentimos quando percebemos um perigo imediato . O problema com o medo após o trauma é que tende a não haver mais perigo, mas ainda podemos viver com medo por algum tempo após o evento.

Ter algumas semanas tranquilas em que você não sai de casa após ser assaltado é uma resposta razoável, mas se você não sai de casa há meses ou anos, é hora de começar a lidar com essa emoção - com um profissional, se você sentir você pode precisar de suporte extra.

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Tristeza

Normalmente uma das emoções mais fáceis de reconhecer, a tristeza geralmente surge quando o trauma causou a morte ou ferimento de amigos ou familiares, ou se o trauma foi causado por um amigo ou membro da família.

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Raiva

À medida que outras emoções se acalmam, você pode descobrir que a raiva começa a aumentar. Você pode estar com raiva de si mesmo porque se sente responsável, ou com raiva de Deus por permitir que isso acontecesse. Como outras emoções listadas aqui, alguma expressão de raiva após o trauma é saudável, mas sentir raiva crônica pode ter riscos graves para a saúde . A raiva pode consumir a alma. Fique de olho no quanto sua raiva está afetando sua própria saúde e se você está atacando outras pessoas, para determinar se vale a pena procurar uma terapia para ajudar.

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Alívio

Uma das emoções mais agradáveis ​​após o trauma - principalmente se tiver ocorrido há algum tempo - você pode sentir alívio. Freqüentemente, as pessoas se sentem aliviadas porque o trauma acabou e podem começar a se curar e voltar para suas vidas.

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Dormente

Entorpecer pode ser particularmente difícil porque é mais difícil para os profissionais de saúde identificarem que alguém está lutando após um evento traumático. Estudos sobre sobreviventes de traumas demonstraram que familiares, amigos, conselheiros e profissionais de saúde geralmente avaliam os níveis de sintomas de estresse traumático e o impacto do evento como menos graves do que são.

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Vida Após Trauma

Quero deixar algo bem claro: o PTG não significa que o trauma não seja destrutivo e desafiador. E não diz que as vítimas devem ser capazes de simplesmente voltar à vida normal após a adversidade. Em vez disso, as evidências do PTG nos mostram que, com o tempo, as pessoas podem encontrar benefícios com suas adversidades.

O crescimento pós-traumático contém uma ideia muito importante:

Nós não nos recuperamos dos desafios, nós avançamos.

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Áreas de crescimento pós-traumático

Existem algumas áreas específicas que os pesquisadores descobriram que mudaram após a adversidade.

Relacionamentos

Você descobriu que, após um evento traumático, busca a companhia de seus amigos e familiares mais do que antes? Se você tem, Você não está sozinho .

Algumas vítimas de trauma descrevem que vêm a valor seus amigos e familiares mais profundamente após um trauma, e não menosprezam as pessoas tanto quanto antes de sua adversidade.

Desafios sérios também podem nos dar um maior senso de compaixão e desejo por relacionamentos mais íntimos. Em outras palavras, a adversidade pode revigorar nossos relacionamentos e nos dar novas prioridades para as pessoas em nossa vida.

Se você já passou por um trauma de relacionamento, tenho alguns desafios abaixo para você refletir.

  • Desafio de Pensamento : Quem te ajudou a superar o trauma?
  • Desafio de Pensamento : Se você passou por adversidades, procurou conexões mais próximas depois?

Crescimento Emocional

Embora alguns possam pensar que passar por um trauma pode fazer você se sentir uma vítima, muitas pessoas descobrem que seu desafio lhes deu uma sabedoria interior mais profunda, força pessoal e gratidão. O trauma pode até ajudar as pessoas a aceitarem melhor suas vulnerabilidades e limitações.

  • Desafio de Pensamento : O que você aprendeu sobre si mesmo ou sobre o mundo depois de sua adversidade?

Uma visão melhor da vida

O trauma pode mudar radicalmente e reengenharia da perspectiva de vida das pessoas e pode até mesmo mudar o comportamento de alguém. Freqüentemente, a adversidade faz com que os indivíduos reavaliem seu propósito de vida e missão, tornando-se menos materialistas e mais capazes de viver no presente. Isso é algo que os sobreviventes do câncer costumam vivenciar.

Pesquisas sugerem que as pessoas afetadas pelo câncer tiveram um senso renovado da importância da família e dos entes queridos em suas vidas depois que descobriram que tinham a doença. Dois terços dos sobreviventes do câncer pesquisados ​​disseram que fizeram algo que nunca fizeram antes de serem diagnosticados.

Metade se envolveu com uma instituição de caridade, enquanto 39% foram para as férias dos sonhos.

  • Desafio de Pensamento : O que você quer fazer da sua vida?
  • Desafio de Pensamento : Por que você acha que está na Terra agora, neste momento?

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Do trauma ao crescimento pós-traumático

Se você passou por um trauma ou grande adversidade e quer começar a pular para a frente com confiança , existem alguns elementos que contribuem para o crescimento pós-traumático.

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Sinta-se profundamente

Não diminua sua resposta à própria adversidade. Você tem que passar por um difícil período de processamento emocional antes de pular para a frente. Você pode pensar nisso como tristeza - você precisa ser capaz de lamentar e sentir antes de seguir em frente. Não tenha medo de explorar a dor e a tristeza do seu desafio como uma parte natural da adversidade.

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Auto-revelação construtiva

Pesquisadores encontraram que temos que compartilhar e falar sobre nossa adversidade para processá-la plenamente. Eles chamam isso de auto-revelação construtiva. Reprimir qualquer trauma freqüentemente leva a uma piora dos sintomas. Encontre um grupo seguro ou confidente onde você possa compartilhar sua história e os efeitos de seu desafio, ou um profissional que possa ajudá-lo a desvendar seu passado.

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Qualidades pessoais

Veja como seus pontos fortes o ajudaram a superar o trauma. Como você lidou com isso e o que aprendeu com a experiência? Sua força pessoal número um é que nada pode pará-lo. No momento, você está lendo este artigo, o que significa que você está sobrevivendo e você está se movendo em direção recuperação.

Você não pula para trás, você pula para a frente.

Espero que esta mensagem chegue a você e a todos que dela precisam.