Morde-me! Eu sou uma mastigadora de unhas

Depois de duas décadas como mascadora de unhas, Sarah Z. Wexler conseguiria quebrar seu péssimo hábito? Greg Delves

Levei uma pilha de papéis para o escritório do Big Boss, pronto para apresentar minha proposta. Eu pesquisei minuciosamente minhas idéias, verifiquei três vezes em busca de erros de digitação, usei um vestido impecável. Dez minutos depois, o Big Boss estava balançando a cabeça e sorrindo - até que apontei para um item que a fez estremecer visivelmente. Quando ela aprovou a ideia, percebi a que ela realmente estava reagindo: minhas meias-unhas cruas que pareciam ter sido roídas por um castor.

- Não sabia que você roía as unhas - disse ela com naturalidade. Mas o que ouvi foi julgamento; tudo que eu queria era dobrar meus dedos - retraí-los - como os pés com meia da Bruxa Má do Leste. Qual era a utilidade de conhecer minhas coisas e sofrer por 10 horas de saltos 'leve-me a sério' se minhas unhas telegrafavam 'maluco neurótico e esgotado'?

Antes daquele momento, eu não tinha visto nenhum motivo real para parar. Jackie O era um roedor de unhas, assim como os overachievers Anderson Cooper e LeBron James; de acordo com um estudo de 1995, os roedores de unhas têm em média uma taxa de inteligência mais alta do que os não roedores. Achei que fosse uma válvula de escape sensata, um cobertor de segurança sempre acessível quando o estresse ferve com reportagens sobre o Iraque, vencendo o campeonato da NBA ou apenas fazendo uma apresentação para o chefe. E não fui sempre cauteloso com aquelas mulheres com as garras perfeitamente manicuradas, prova de que levavam uma vida de Barbie não examinada, nunca me aprofundando nos problemas que me mantinham acordado à noite? Mas, aos 26 anos, achei que talvez fosse hora de conseguir um analgésico que não envolvesse automutilação. Eu sabia que precisava parar, mas também sabia que, depois de duas décadas aprimorando meu hábito, seria difícil parar para sempre.

Decidi que me recompensaria todos os dias se não roesse as unhas com a única outra coisa de que gostava tanto: um cupcake. Em um mês, ganhei dois quilos e meio e percebi que preferia ter unhas curtas do que um corpo inteiro. Então, mudei para a direção oposta, para a terapia de aversão, pintando várias camadas de Orly No Bite, que tinha gosto de lixo marinado em suco de limão. Claro que continuei mordendo, mas qualquer outro contato direto, como comer asas ou, sim, cupcakes se tornou repulsivo. (Eu perdi cinco libras.)

Um dia, li um estudo da Universidade do Arizona que dizia que um teclado de computador comum - o mesmo lugar de onde eu estava pesquisando no Google - contém cinco vezes mais germes do que um assento de vaso sanitário. Enojado, tirei meu dedo da boca e gastei $ 65 em unhas postiças, esperando que elas me obrigassem a parar de roer por 21 dias - considerado o intervalo mágico para quebrar uma rotina. Eu adicionei uma 'substituição de hábito', goma de mascar ou uma caneta, quando sentia vontade de morder (agora minhas canetas pareciam ter passado pelo triturador de escritório). Um mês depois, tive confiança de remover minhas falsificações para revelar lascas de unhas com crosta de cola e lixadas que mal tinham crescido um milímetro. Frustrado, eu prontamente retomei a morder. O Dr. Michael Twohig, professor de psicologia da Universidade Estadual de Utah que conduziu um estudo sobre os hábitos de roer as unhas, diz que é quase inevitável que, uma vez que as falsificações desapareçam, o hábito mude. Eu gostaria de ter sabido aqueles $ 65 antes.

Em seguida, decidi tentar a hipnose. No escritório indefinido da psicoterapeuta de Nova York Susan Dowell, esperei por um pêndulo oscilante que nunca veio. Em vez disso, ela me fez sentar em seu sofá de couro escuro, fechar os olhos e visualizar a última vez que mordi as unhas, depois me conduziu por quase uma meditação guiada. Como um cínico, fiquei surpreso ao me descobrir rapidamente afundando naquele estado confuso de meia escuta, como quando alguém está falando enquanto você adormece. Em apenas uma hora, descobrimos que eu mordo quando preciso ficar parado - sentado à minha mesa no trabalho, no carro, no cinema. Agora que eu estava mais ciente de quando estava mordendo, cabia a mim antecipar essas situações e impedir o comportamento.

Na semana seguinte, Resgate suas unhas: um guia do tipo 'faça você mesmo' para aperfeiçoar os dedos das mãos e dos pés - com um capítulo inteiro dedicado a roer as unhas - pousou na minha mesa, o que naturalmente me levou a marcar um encontro com o autor, o proprietário do Rescue Beauty Lounge, Ji Baek. Ela me diagnosticou com 'trauma do leito ungueal' e disse que minhas unhas estavam enfraquecidas por causa dos banhos constantes de saliva (eca, mas mortal). Além de manicure semanais, Baek sugeriu aplicar óleo de unha a cada poucas horas. No começo eu estava hesitante, imaginando minhas luvas escorregadias escorregando do teclado ou dando um aperto de mão gorduroso. Mas depois de um dia (e aprendendo a usar cerca de metade do que eu havia aplicado originalmente), eu era um convertido. Minhas unhas ficaram mais fortes e lisas e minhas unhas desapareceram, então não havia nada pedindo para ser mordido; foi a estratégia mais eficaz que tentei - e a mais barata.

Depois de quatro meses, estou longe de estar curado, mas estou mordendo muito menos compulsivamente. Até comecei a usar anéis enormes que chamam a atenção. Ainda tenho momentos em que entro em um salão de beleza, sabendo que se não conseguir polir perfeitamente as bordas, vou atacá-las com os dentes. Mas o ato de tentar lutar contra um mau hábito aumentou minha confiança. Basta perguntar ao Big Boss.

DESEJA PARAR SUA MORDIDA DE PREGO?

EXPERIMENTE ESTES PRODUTOS