Como dizer não: 3 etapas para agradar as pessoas

1. Planeje seu não com antecedência
  2. Não dê uma explicação
  3. Ofereça uma alternativa

Você tem dificuldade em dizer não? Como seres sociais, somos motivados a preservar nossos relacionamentos e, portanto, pode ser difícil decepcionar as pessoas, mesmo que seja a coisa certa para você.

Quando perguntei aos meus seguidores do Twitter se concordavam com esta afirmação: Tenho dificuldade em dizer não, 48% das pessoas responderam que era verdade para eles e 52% responderam que não.

Isso significa que cerca de metade de vocês lutam para dizer não quando as pessoas fazem pedidos com os quais você não quer concordar.

Como alguém que luta para não dizer não, decidi aprender a dizer não sem ser constrangedor, prejudicar relacionamentos ou me sentir culpado. Confira:

Lembre-se dessas três táticas sempre que estiver em uma situação em que precise dizer não.

Planeje seu não com antecedência

Pode ser difícil dizer não a alguém no momento. Se você se esforça para dizer não porque tem medo de enfrentar a decepção das pessoas, peça às pessoas que enviem uma mensagem de texto ou e-mail com o pedido para que você possa responder. Você é uma pessoa ocupada, então é perfeitamente razoável dizer que precisa verificar sua programação antes de responder. Depois que eles enviam um acompanhamento, é muito mais fácil enviar uma resposta educada dizendo que você não pode concordar com a solicitação.

& uarr; Índice & uarr;

Não dê uma explicação

Oferecer uma desculpa pode parecer uma forma educada de recusar um pedido, mas o coloca em uma situação embaraçosa. O problema de oferecer uma desculpa é que dá às pessoas a oportunidade de mudar seu pedido de forma que sua desculpa não justifique o seu não.

aqui estão alguns exemplos:

• Você recusa o convite de alguém para sair para tomar um café porque você já tem planos no dia que a pessoa pediu ... então, ela pergunta qual dia é melhor para você.
  • Você diz a alguém que não pode ir a uma festa porque não tem ninguém para cuidar das crianças ... eles se oferecem para deixar você trazer seus filhos.
  • Você se desculpa por não poder ajudar alguém com um projeto porque está trabalhando para cumprir um grande prazo ... eles respondem que adorariam ter sua ajuda assim que terminar seu projeto atual.

Não importa a desculpa que você dê, as pessoas que estão determinadas a fazer você dizer sim podem inventar uma maneira de invalidar isso. Simplesmente agradecendo às pessoas por seu pedido e dizendo a elas que você não pode concordar com isso, você as impede de discutir com você.

& uarr; Índice & uarr;

Ofereça uma alternativa

Se a pessoa que está pedindo algo é alguém com quem você deseja manter um relacionamento positivo, você pode diminuir o impacto do seu não oferecendo uma alternativa que satisfaça o desejo dela, ao mesmo tempo que é algo que é mais preferível para você.

Por exemplo:

• Se alguém quiser que você colabore em um projeto, apresente-o a outra pessoa que possa estar interessada.
  • Seu novo amigo o convida para um bar, mas lugares barulhentos e beber não é sua praia. Pergunte se querem tomar um café ou fazer outra atividade.
  • Um jovem funcionário ansioso em seu escritório se oferece para ajudá-lo em um projeto importante, mas você teme que o envolvimento dele retarde o progresso. Pergunte se eles querem trabalhar com você em um projeto de baixa pressão.

O objetivo é oferecer um meio-termo para que eles não se ofendam por dizer não e você não se sinta culpado por recusar um pedido que adicionaria estresse desnecessário à sua vida.