Como saber se alguém vai lhe dar um aperto de mão ou um abraço

1. O aperto de mão
  2. O abraço
  3. O beijo na bochecha
  4. O que você faz se não quiser tocar?

Sabe aquele momento embaraçoso em que alguém vem cumprimentá-lo com algum tipo de toque profissional e você não tem ideia se vai para o aperto de mão ou para o abraço? Então você fica meio que estendendo a mão, mas também não tem certeza se deve abrir os braços para o abraço ou apenas esperar que eles se aproximem e não faça nada? Então, você se atrapalha com sua saudação verbal e fica lutando para diminuir sua ansiedade social para que possa interagir com eles. Ao escrever meu livro Cativar , Procurei descobrir como lidar com questões sociais como essa que assolam nosso dia a dia.

Esta é minha solução para saudar a navegação para que você nunca mais se pergunte como cumprimentar alguém novamente.

A chave para fazer saudações que o configuram para ótimas interações é estar confortável com a opção que você usa. Dessa forma, você tem um início suave que define o tom para o resto do seu tempo com a pessoa que você está conhecendo.

Se você não tiver certeza do tipo de saudação que deve usar, escolha aquela que achar mais apropriada para a situação. No meu livro, Cativar , Eu explico como o toque desempenha um papel em diferentes ambientes sociais. De posse dessas informações, você pode decidir estrategicamente como cumprimentar as pessoas com base na impressão que deseja causar.

O aperto de mão

Quando alguém quer cumprimentá-lo com uma mão, ele irá inclinar um ombro em sua direção e estender um único braço quando se aproximar. Esta é a sua deixa para retribuir, fazendo o mesmo.

Lembre-se de que um aperto de mão diz a você mais do que você pode imaginar. Ao acertar o aperto de mão, você pode mostrar que é emocionalmente estável, agradável e respeitar a pessoa que está conhecendo. Algumas pessoas colocam a palma da mão para fora quando encontram outras, o que mostra que são submissas. Se você quiser demonstrar que você é igual à pessoa que está encontrando, faça um movimento vertical de aperto de mão. Se você quiser comunicar que está confiante, certifique-se de que suas mãos estejam secas. Palmas das mãos suadas são um indicador de nervosismo.

O nível de firmeza em seu aperto de mão é crucial; se você tem um tremor de peixe morto, isso vai mostrar que você é fraco, enquanto um aperto mortal afastará as pessoas. Pratique seu aperto de mão em um amigo ou membro da família para garantir que você está atingindo aquele ponto ideal de firmeza.

O abraço

As pessoas que abraçam por natureza e / ou se sentem amistosas com você geralmente preferem cumprimentá-lo com um abraço em vez de um aperto de mão. Quando alguém quer abraçar, ele se aproxima de você com os braços abertos e o torso voltado para você, preparando-se para o abraço.

Para evitar abraços desajeitados, você precisa estar preparado para ir all-in. Se não se sentir à vontade com isso, você acabará dando um meio abraço na outra pessoa, um daqueles abraços estranhos em que você abraça com os braços, mas com o peito não toque, ou alguma outra variação que seja pior do que não retribuir o abraço.

O beijo na bochecha

Embora não seja tão comum na América do Norte, em muitas culturas europeias e sul-americanas as pessoas preferem se cumprimentar com beijos nas duas faces. Esta é uma das formas mais íntimas de cumprimentos entre conhecidos e, se você não estiver familiarizado com ela, é mais ou menos assim:

Alguém vai cumprimentá-lo de cara, inclinar a cabeça em sua direção ao se aproximar, estender uma ou ambas as mãos para que possam agarrar seus braços e abraçá-lo quando forem receber o beijo na bochecha. Durante o abraço, frequentemente haverá um ou dois momentos de conversa fechada.

Comparado especialmente com um aperto de mão, esse tipo de saudação é poderoso nos relacionamentos pessoais porque fortalece o vínculo entre duas pessoas. Sempre que duas pessoas tocam a oxitocina, o hormônio da ligação, é liberado para que os dois indivíduos se sintam mais próximos um do outro. Quanto mais lugares e mais tempo você toca, maior a quantidade de oxitocina que é liberada, e é por isso que esse tipo de saudação parece muito íntimo.

O que você faz se não quiser tocar?

Seja por causa de sua formação cultural ou de sua preferência pessoal, você pode não se sentir confortável em tocar pessoas de quem não está próximo e isso é perfeitamente normal. A chave para controlar o tipo de contato que você tem com as pessoas é enviar os sinais certos.

Se você preferir apertos de mão a abraços e beijos na bochecha, pode estender um braço na direção das pessoas ao se aproximar delas. Ou, se preferir não fazer contato algum, levante o braço e acene quando alguém se aproximar de você. Suavize o sinal de não cumprimentá-los com o aperto de mão ou abraço esperado, dizendo calorosamente que você está ansioso para vê-los.