Como lidar com seu chefe mau, mesquinho ou difícil

Você tem dificuldade para entender seu chefe? Se você está trabalhando para alguém cujas ações e demandas são uma fonte de frustração e confusão, o problema provavelmente não está no comportamento dela, mas na sua falta de compreensão dos traços de personalidade que influenciam seu comportamento.

Por quase um século, psicólogos têm estudado a ciência da personalidade e concluíram que cinco traços, conhecidos como os 5 grandes, podem ser usados ​​com precisão para entender a personalidade e o comportamento das pessoas. Eles estão:

1. Abertura
  2. conscienciosidade
  3. Extroversão
  4. Amabilidade
  5. Neuroticismo

Uma maneira fácil de lembrar o Big 5 é usar a sigla OCEAN. Cada uma dessas características são espectros e o quão alto ou baixo alguém cai sobre eles determina sua personalidade. Aprender a personalidade do seu chefe é a chave para saber o que eles precisam de você. Para me ajudar a explicar como, pedi à minha maravilhosa funcionária Danielle que decodificasse minha personalidade e compartilhasse como você pode usar a ciência da personalidade para entender melhor seu chefe também.

Confira:

Quebrando a personalidade do seu chefe

Abertura

é o seu sentimento e tendência de gostar de novas idéias. Pessoas que são muito abertas são curiosas e gostam de mudanças. Chefes muito abertos adoram fazer brainstorming de maneiras de melhorar, mas podem ser muito esquecidos, então você pode querer se concentrar em garantir que eles terminem as coisas.

Chefes bem abertos amam a estrutura e são resistentes a mudanças. Para evitar sobrecarregá-los, limite a frequência com que você compartilha suas novas ideias e, ao compartilhá-las, concentre-se em como elas se integram aos sistemas que já existem.

conscienciosidade

é o quão confiável você é e o quanto você gosta de organização. Se você tem um chefe que exige que cada pequeno detalhe seja exatamente como ele quer e que é obcecado por listas de tarefas, ele é extremamente cuidadoso. Ao trabalhar para esse tipo de líder, você deve ser organizado e orientado para os detalhes para ficar do lado bom.

No entanto, se você tem um chefe baixo e consciencioso, poupe-o de qualquer informação que não seja essencial para ele saber. Eles são orientados para o panorama geral e preferem focar no crescimento de longo prazo do que nas etapas específicas que você está realizando para concluir um projeto.

Extroversão

é como seu nível de energia é afetado pelas pessoas. Os extrovertidos ficam mais energizados quando estão perto de outras pessoas, enquanto os introvertidos costumam achar que as situações sociais são desgastantes e precisam de um tempo a sós para recarregar as baterias.

Se você tem um chefe que passa com frequência em sua mesa para conversas leves, provavelmente é um extrovertido que depende dessas interações para se sentir bem. Por outro lado, se você tem um chefe reservado, saiba que provavelmente ele é um introvertido que precisa estar sozinho para se concentrar. Interrompa-os apenas durante o horário de trabalho para conversas que sejam relevantes para o que você está trabalhando.

Amabilidade

baseia-se em se a sua resposta instintiva a alguém que está pedindo algo é Sim ou Não / preciso pensar. Chefes altamente agradáveis ​​querem cooperar e fazer as pessoas felizes no momento, muitas vezes levando-os a concordar com coisas que nem sempre realizam porque, mais tarde, percebem que não é a melhor decisão. Para obter uma resposta honesta de um chefe muito agradável, dê a ele a oportunidade de discordar.

Chefes pouco agradáveis ​​são exatamente o oposto. Eles hesitam em aceitar ideias que não sejam suas e não têm nenhum problema em fechar as pessoas. Se você quiser que eles concordem com algo, apoie suas solicitações com informações que comprovem que sua solicitação é válida e dê-lhes tempo para pensar sobre suas evidências antes de exigir uma resposta.

Neuroticismo

é a sua tendência para sentir ansiedade e como você processa a preocupação. Chefes altamente neuróticos demoram mais para relaxar após eventos estressantes e estão constantemente preocupados com cenários hipotéticos. O melhor presente que você pode dar a um chefe com esse traço de personalidade é pensar no futuro e resolver problemas em potencial antes que se tornem uma fonte de estresse.

Se você raramente vê seu chefe estressado, é provável que ele seja um pouco neurótico. Em vez de fazer coisas para mantê-los calmos, concentre-se em sua própria estabilidade emocional no trabalho. Por serem menos emocionais, podem ter dificuldade em entender sua ansiedade e / ou considerá-la irritante.

Quer saber seu tipo de personalidade?

Faça o teste oficial de 44 perguntas. Você também pode pedir ao seu chefe e colegas de trabalho que façam isso para que todos em sua equipe entendam os traços de personalidade uns dos outros.