Como lidar com falhas de comunicação

Índice

  1. 1. Prevenção
    1. Significado para fazer máquinas
    2. Sentido de Significância
  2. 2. Reconhecimento
  3. 3. Reação
  4. Conclusão

Alguns anos atrás, minha família e eu começamos a caminhar por uma trilha arborizada, no alto das montanhas Pryor, em Montana, em direção a uma caverna que queríamos explorar.

A curta trilha nos levou até a entrada da caverna. Com o ar quente do verão na floresta, podíamos sentir o ar frio saindo da entrada da caverna. Enquanto nos preparávamos para entrar, notamos na trilha atrás de nós um grande urso preto olhando para nós. Normalmente, os ursos negros são tímidos e não ficam por perto se houver um humano por perto. Mas este parecia muito interessado em nós. Em vez de fugir, ele lentamente observou e circulou.

Eventualmente, ele se afastou para a floresta, mas não conseguimos descobrir por que estava por perto. Assim que a adrenalina baixou, entramos na caverna fria e úmida e descobrimos sinais do urso e percebemos o que deveria ser mais óbvio. Esta era a cova do urso! Nós invadimos seu território e arriscamos ter um colapso de comunicação no estilo Revenant.



falha de comunicação, encontro de urso

Eu escrevi um tempo atrás sobre nossos cérebros trinos, consistindo do tronco cerebral primitivo (cérebro reptiliano) e o sistema límbico (cérebro mamífero), bem como o córtex mais evoluído (cérebro pensante).



O tronco cerebral e o sistema límbico se combinam em uma espécie de 'cérebro sensível', cujo foco é evitar o perigo, buscar comida e acasalar. Essa parte do cérebro é essencial para a sobrevivência, mas nem sempre atua em nosso próprio interesse. Se ele está reagindo a um carro que está prestes a bater em nós quando estamos entrando na rua, isso é ótimo! É menos bom quando começa a agir, quando você está tentando conseguir uma entrevista de emprego e suas palmas estão suadas e seu coração está acelerado. E não tem os seus melhores interesses 'em mente' quando a comunicação com outras pessoas fica tensa. Isso fica muito aparente ao observar um argumento do lado de fora. Mesmo que as pessoas que estão discutindo não consigam ver (porque seu 'larry límbico' os está impulsionando), é óbvio para um observador objetivo que a lógica e a razão foram pela janela. Isso soa como alguns debates políticos recentes? Todos acabamos em discussões, mal-entendidos e mágoas. Eu quero ajudá-lo a preparar e lidar com a comunicação com os 3 'shuns' de falha de comunicação: Prevenção, reconhecimento e reação.

1. Prevenção

urso, falha de comunicação

A melhor maneira de lidar com falhas de comunicação é evitá-las em primeiro lugar. Se você leu meu outro artigo, indiquei uma luta pelo poder entre o cérebro pensante (córtex pré-frontal) e o cérebro sensível. Nosso cérebro pensante é onde residem nossos objetivos, valores, lógica e raciocínio. Se conseguirmos manter nosso cérebro pensante no comando, seremos capazes de nos comunicar com calma e clareza. Mas quando o equilíbrio de poder muda para o cérebro sensível, é quando as coisas vão para o sul. Vamos usar meu encontro com o urso como exemplo. Nosso cérebro sensível é muito primitivo e animalesco. Pode ajudar pensar sobre como um animal pode reagir e por quê, porque isso é essencialmente o que nosso cérebro sensível também está fazendo. Quando vimos o urso pela primeira vez, quais são alguns dos pensamentos que o urso pode ter? Lembre-se de que com seu próprio cérebro mamífero e reptiliano, ele se preocupa com a comida, perpetuando a espécie e evitando o perigo. Aqui estão algumas coisas possíveis que ele estava pensando.



  1. Eles são comida? Posso comê-los?
  2. Eles estão invadindo território? Esse acabou sendo o problema, já que estávamos em sua toca.
  3. Eles são uma competição para meus objetivos de comida, abrigo ou sexo?
  4. Eles são um perigo para mim (congelamento, fuga, reação de luta)?
  5. Eles são uma ameaça para minha prole?

Sei que gostamos de pensar que somos mais evoluídos do que um animal selvagem. E nós somos quando estamos usando nosso cérebro pensante. Mas se não formos, reagimos muito como um animal. Você consegue pensar em algumas reações humanas equivalentes às do urso? Existem inúmeros, mas aqui estão alguns exemplos.

  • Invasão de Território
    • Invada o espaço pessoal de alguém e garanto que você verá algumas demonstrações não-verbais de desconforto
    • Alguém roubando sua ideia no trabalho
  • Concorrência
    • 2 caras gostando da mesma garota
  • Sentindo-se ameaçado
    • Uma mulher segurando sua bolsa para bloquear e proteger de um cara que a deixa desconfortável
  • Protetora
    • Protegemos aqueles de quem gostamos, especialmente nossos filhos

Significado para fazer máquinas

Entender que todos nós temos essa resposta animalesca básica às pessoas que vemos como ameaças ou competição nos ajuda a entender e ter empatia. Mas, como humanos, temos maneiras ainda mais complexas de perder o controle e perder a guerra em nossos cérebros. Todos nós temos uma vozinha em nossa cabeça que fala demais. Se você apenas se perguntou: 'Que voz?', Então ESSA é a voz. É um diálogo interno quase constante com nós mesmos. E você já percebeu que mesmo sendo a sua voz, quantas vezes ela não parece estar do seu lado? Para a maioria de nós, essa voz é mais uma crítica do que uma líder de torcida. Pensamentos passam por nossas cabeças nos dizendo que não somos bons o suficiente, não somos dignos, não somos cuidados, etc. Esta voz tenta interpretar tudo o que vê e, por algum motivo, muitas vezes assume o pior.

diário, falha de comunicação

Parece que faz parte da condição humana atribuir sentido às coisas que nos acontecem. Em muitos casos, isso nos ajuda a aprender e nos protege. Quando criança, se tocamos em um fogão quente, essa voz interior toma uma decisão sobre o fogão quente. _ É melhor eu NUNCA fazer ISSO de novo. Mas também pode tomar decisões sobre você e seu ambiente para tentar protegê-lo, o que pode não ser do seu interesse a longo prazo. Como o fogão quente, se você ficar com o coração partido, pode decidir nunca mais se apaixonar. Existem literalmente incontáveis ​​exemplos de significados que os humanos criam. Considere este exemplo de 'Diário dele e dela do mesmo dia':



Seu diário: Esta noite, achei que meu marido estava agindo de forma estranha. Tínhamos planejado nos encontrar em um bom restaurante para jantar. Eu estava fazendo compras com meus amigos o dia todo, então pensei que ele estava chateado com o fato de eu estar um pouco atrasado, mas ele não fez comentários sobre isso. A conversa não estava fluindo, então sugeri que fôssemos para um lugar tranquilo para que pudéssemos conversar. Ele concordou, mas não falou muito. Eu perguntei-lhe o que estava errado; Ele disse: ‘Nada’. Perguntei-lhe se era minha culpa que ele estava chateado. Ele disse que não estava chateado, que não tinha nada a ver comigo e que não precisava se preocupar com isso. No caminho para casa, disse a ele que o amava. Ele sorriu ligeiramente e continuou dirigindo. Não consigo explicar o comportamento dele, não sei por que ele não disse: 'Eu também te amo'. Quando chegamos em casa, senti como se o tivesse perdido completamente, como se ele não quisesse nada para fazer mais comigo. Ele apenas ficou sentado lá em silêncio e assistiu TV. Ele continuou a parecer distante e ausente. Finalmente, com o silêncio à nossa volta, decidi ir para a cama. Cerca de 15 minutos depois, ele veio para a cama. Mas eu ainda sentia que ele estava distraído e seus pensamentos estavam em outro lugar. Ele adormeceu - eu chorei. Eu não sei o que fazer. Tenho quase certeza de que seus pensamentos estão com outra pessoa. A minha vida é um desastre.

Seu diário: A motocicleta não pega ... não consigo descobrir o porquê.

O que isso tem a ver com falha de comunicação? Grande parte de nossa dor e mágoa nos relacionamentos se resume à história que nossa voz interior está nos contando, e não de fato aos fatos objetivos. Nossa tendência de tirar conclusões precipitadas e assumir o pior pode colocar nosso cérebro sensível no assento do motorista, onde não estamos mais tomando decisões lógicas nem vendo as coisas com clareza. Não podemos controlar como os outros interpretam nossas ações. Mas podemos estar cientes de que a vinculação de significado está ocorrendo e obter uma nova perspectiva sobre isso. E podemos observar nosso próprio diálogo interno e desafiá-lo quando for irracional ou contraproducente. Como o Dr. Daniel Amen sugeriu, converse consigo mesmo como um adolescente fala com seus pais. Não deixe seu crítico interior ou seu cérebro sensível lhe dizer o que fazer ou como sentir.

& uarr; Índice & uarr;

Sentido de Significância

Maslow

Uma área em que atribuímos importância especial ao nosso significado e às nossas histórias diz respeito ao nosso próprio senso de importância. Abraham Maslow era psicólogo em meados do século XX. Ele é famoso por sua 'hierarquia de necessidades'. A ideia básica de sua hierarquia é que precisamos atender às necessidades básicas inferiores antes de podermos nos concentrar nas necessidades sociais superiores. E essas necessidades devem ser atendidas antes que possamos nos tornar totalmente autoatualizados. Você notará que subir na pirâmide é como subir em nossos cérebros evolucionários. As necessidades fisiológicas e de segurança estão muito enraizadas no tronco cerebral e no sistema límbico. Conforme você sobe na pirâmide, atinge mais a área do córtex do cérebro.



Perto de sua morte, Maslow apontou um problema com seu modelo quando se trata de humanos. No mundo animal, isso é seguido de perto. Um animal pode até comer seus próprios filhotes se eles estiverem morrendo de fome. Mas com os humanos, vamos sacrificar essas necessidades básicas SE virmos significado no sacrifício. Vamos sacrificar nossa vida e segurança por nossos jovens. Iremos para a guerra se acharmos que é por uma causa digna. Todos nós queremos nos sentir importantes e necessários. E queremos sentir que contribuímos com algo maior do que nós. Essa necessidade de significar e de se sentir importante é incrivelmente forte e importante para nós. O psicólogo Stephen Glenn descobriu, por meio de um grande estudo sobre o desenvolvimento infantil, que essa necessidade é uma das 7 percepções ou habilidades principais que as crianças precisam desenvolver para se tornarem adultos saudáveis, capazes e produtivos. Uma maneira infalível de fazer o cérebro sensível de alguém acelerar é tratá-los como se eles ou suas ideias não importassem. Aqui estão apenas algumas maneiras comuns de como isso pode acontecer.

  1. Katie Freiling fala sobre uma técnica de improvisação em que você desenvolve as ideias de outra pessoa em vez de derrubá-las. Se a primeira pessoa em um ato de improvisação se levanta e diz que tem uma maçã, o show mata se a próxima pessoa disser, ‘não, na verdade é uma laranja’. Em vez disso, eles fazem uma abordagem 'sim e ...', onde pegam a ideia da pessoa e a desenvolvem. Esteja ciente de suas conversas com outras pessoas e veja se você está respondendo com Na verdade não.. em oposição a um Sim e… . Psicologicamente, o 'Não' estimula o cérebro sensível. Não é bom para comunicação!
  1. Não ouvir também transmitirá a alguém que não importa. Mostre que a pessoa é importante por meio de sinais não-verbais de escuta e envolvimento, usando técnicas de escuta ativa, removendo distrações, etc. Essa demonstração de respeito ajudará muito na prevenção de discussões e mágoas.

Conclusão: Esteja ciente do que faz com que a comunicação dê errado. Qualquer coisa que faça o cérebro sensível de uma pessoa assumir o controle ou que ela sinta que não é importante deve ser evitado.

& uarr; Índice & uarr;

2. Reconhecimento

Se você fez a sua devida diligência e trabalhou duro para evitar falhas de comunicação, isso vai durar muito. Mas ainda somos humanos. Haverá discussões, mágoas, etc. O próximo ‘shun’, se você não puder evitar o colapso, é reconhecê-lo quando ele começa. Nossos cérebros estão programados para perceber os sentimentos dos outros. Mas é uma habilidade que nem sempre é ensinada ou praticada, então perdemos muitas das pistas de que algo está errado. Joe Navarro é um ex-agente do FBI que usou comunicação não verbal em seu trabalho para ser capaz de perceber quando alguem esta mentindo ou para ver o que eles estão sentindo. Ele ressalta que o sistema límbico é uma parte muito honesta do cérebro. Quando estamos nos sentindo tristes, bravos, com medo ou fora de controle, haverá pistas não-verbais. Para desenvolver ou aprimorar essa habilidade, eu recomendo fazer um de nossos cursos de linguagem corporal ou trabalhar com um de nossos treinadores incríveis. Mas aqui estão algumas coisas a serem observadas.

  1. Distanciar - Quando não gostamos de algo ou estamos desconfortáveis, vamos tentar aumentar a distância entre nós e esse algo. Não verbalmente, isso pode ser expresso de várias maneiras. Inclinado para trás, um pé apontando enquanto falava com alguém, movendo a cabeça para o lado. Se você estiver conversando com alguém, observe se essa pessoa faz algum tipo de movimento de distanciamento. Não deixe sua voz interior tirar conclusões precipitadas ainda, mas observe e preste atenção para mais pistas.
  2. Bloqueando - Semelhante ao distanciamento, usaremos o bloqueio para nos 'proteger' de coisas que não gostamos. Isso pode ser com os braços cruzados, as mãos sobre a cabeça ou os olhos ou usando um objeto como uma bolsa para bloquear o torso. Ou pode ser algo tão sutil como fechar os olhos.
  3. Auto-calmante - Quando nosso sistema límbico está ativado, especialmente se estamos nervosos, frequentemente fazemos algum tipo de gesto reconfortante para nos acalmar. Maneiras comuns de isso se manifestar é tocar o rosto ou esfregar os braços ou as mãos. A incisura supraesternal, perto da garganta, é um ponto importante para a autoconsolação. Se você ver isso surgindo em uma conversa, eles podem estar se sentindo nervosos.
  4. Expressões - Nossas expressões mostram o que estamos sentindo. Podemos falsificá-los, mas uma microexpressão mostrará o que realmente estamos sentindo, porque é uma resposta involuntária. Nossos treinamentos ou treinadores online ajudam você a se tornar um mestre em capturá-los também.
  5. Pistas de raiva - A raiva é apenas uma das emoções que sentimos, mas é uma das mais proeminentes na quebra de comunicação. Obviamente, procure por expressões de raiva, mas você também pode ver coisas como franzir os lábios (lábios bem apertados), ver suas mãos se fecharem ou ver a pessoa projetar o queixo para a frente.

Como sempre acontece com a linguagem corporal, ao perceber as pistas, considere o contexto, procure grupos de 3 ou mais pistas que tendam da mesma maneira e, em seguida, confirme por meio de perguntas. Mas, depois de identificar que alguém está ficando chateado, agora você pode lidar com isso da maneira adequada. Conclusão: observe as dicas dos outros para identificar se eles estão ficando com raiva ou chateados.

& uarr; Índice & uarr;

3. Reação

Você tentou o seu melhor para evitar uma situação complicada. Mas agora você percebeu que as coisas estão indo mal. Talvez você veja que alguém está ficando bravo com você. Isso significa que seu cérebro sensível está assumindo o controle. Aqui estão algumas dicas para lidar com a situação.

  1. Seu cérebro sensível tentará segurar o volante. Não deixe! Deixar o animal sair não vai melhorar as coisas.
  2. Respirar . Antes de responder ou tomar uma decisão, faça uma pausa e respire fundo algumas vezes. Em alguns ramos das forças armadas, eles ensinam a respiração tática como um método de acalmar a resposta de luta ou fuga. Inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca.
  3. O tempo é seu melhor amigo nessas situações, porque permite que as emoções e as reações químicas diminuam. Então, você pode examinar a situação com seu cérebro pensante. Faça o que puder para ganhar tempo para pensar. Você pode perguntar: Posso ter algum tempo para pensar sobre isso e voltar para você com algumas idéias sobre como resolver isso?
  4. Dê um passo para trás. Você deve ter aprendido com nossos artigos anteriores que o fronting é bom. É aqui que você aponta sua cabeça, tronco e dedos dos pés para a pessoa com quem está falando para mostrar envolvimento e abertura. Quando as situações são tensas, faça exatamente o oposto. Joe Navarro sugere que a melhor maneira de ajudar as pessoas a se conter é dar um passo para trás e se afastar delas. Isso é respeitar seu território, então eles têm algum espaço para se acalmar.
  5. Ouça para entender, não para responder. Este é um bom momento para praticar a escuta ativa. Repita o que a outra pessoa está dizendo para garantir que você está entendendo e para mostrar que se preocupa com o que ela está dizendo.
  6. Simpatize. Você pode expressar empatia e compreensão sem necessariamente concordar com eles. Eu entendo o quão frustrado você deve se sentir.
  7. Esclareça os detalhes do problema . Entrar em detalhes está ganhando tempo, ajudando a engajar o cérebro pensante novamente e garante que você esteja na mesma página. Em seguida, concentre-se em soluções e em encontrar um terreno comum.

* Uma nota lateral sobre o uso dessas estratégias. EXISTEM pessoas tóxicas por aí, para as quais nenhuma dessas abordagens funcionará. Você não precisa se permitir ser abusado, manipulado ou usado sob o pretexto de 'se dar bem'. Se alguém é um desgaste para o relacionamento, eu consideraria seguir em frente. Resumindo: não deixe seu cérebro sensível se juntar a você quando alguém estiver chateado. Tente resolver sua própria resposta emocional e, em seguida, faça com que seu cérebro sensível se acalme.

& uarr; Índice & uarr;

Conclusão

Parece uma batalha sem fim entre o que sabemos que devemos fazer e como acabamos agindo. Esse impulso primitivo de nosso cérebro sensível é forte. A boa notícia é que quanto mais você pratica manter seu cérebro pensante no comando, mais forte ele fica. Minha esperança com este artigo é que você tenha um novo insight sobre por que há falha de comunicação e lhe dê algumas coisas específicas para tentar na próxima vez que estiver em uma conversa difícil. Lembre-se do que está impulsionando os sentimentos negativos. Isso ajuda você a entender de onde a outra pessoa está vindo. E com esse conhecimento, responda adequadamente para difundir a situação. E, mais uma vez, não se deixe levar se a pessoa simplesmente não puder ser argumentada. Chega a hora de dizer 'não' e seguir em frente.

Este artigo foi escrito por Jeff Baird, um instrutor certificado de linguagem corporal pela Science of People e fundador da Levante-se do Pó , um serviço de mentoria para ajudar as pessoas a superar obstáculos e conquistar seus objetivos. Você pode seguir Jeff no Facebook aqui e Twitter aqui .