Como estar certo o tempo todo

Índice

  1. Como ser realmente bom em estar errado
    1. # 1: Eu disse a você
    2. # 2: Estou basicamente certo sobre tudo
    3. # 3: Por que você está errado
    4. # 4: De jeito nenhum eu estou errado
    5. # 5: Suas armadilhas erradas
    6. # 6: Estou certo, imediatamente
    7. # 7: Você pode estar certo ou estar em um relacionamento
    8. # 8: Eu sinto que estou errado
    9. # 9: Errado é justo
    10. # 10: Ser bom em estar errado
    11. # 11: A maneira certa de estar errado

Eu estava errado.

Eu escolhi o livro Being Wrong: Adventures in the Margin of Error, de Kathryn Schulz , e parecia uma boa escolha para o clube do livro Ciência das Pessoas. Eu estava errado.

Este post é sobre como ser realmente bom em estar errado.



Sim, eu te enganei.

Eu intitulei este post Como estar certo o tempo todo para convencê-lo a clicar nele e aprender algo muito legal. Este post não é sobre estar certo. É sobre estar errado. Na verdade, vou te ensinar como:

Seja realmente bom em estar errado.

Ou seja durão em estar errado. Ou seja um ballah errado.

Estar certo é chato. Estar errado - ahh, bem, é aí que a mágica acontece. Além disso, estar certo o tempo todo é impossível. A declaração: ' Costumo montar unicórnios para o trabalho ' é tão ridículo quanto tentar ser: _Certo o tempo todo. _ Sim, é uma ideia ridícula - eu trabalho em casa, só monto meu unicórnio nos fins de semana.

Duas coisas que quero compartilhar nesta postagem:

Primeiro, sinto muito. Eu realmente tentei terminar este livro. Mas eu não fiz. Cheguei a 22%. Ok, na verdade eu cheguei a 17% e desnatado para 22%. Se você terminou, sinto muito não ter lido com você. (Mas você vai me enviar um e-mail com os destaques?)

Em segundo lugar, como este é um livro sobre estar errado e eu estava errado ao lê-lo, decidi escrever um post sobre a ciência de estar errado usando essa experiência como exemplo.

Como ser realmente bom em estar errado

Vamos falar sobre os pequenos pensamentos perniciosos que nos mantêm injustificadamente certos e gloriosamente errados.

# 1: Eu disse a você

Mmmmmm, essas 4 pequenas palavras não parecem deliciosas? Basta dizer em voz alta algumas vezes. Justo, certo? Você fica com uma sensação calorosa e confusa ao pensar na última vez em que acertou? Quando você está certo e pode provar isso, não é preciso cada grama de seu ser para não gritar na cara de alguém? ‘Eu disse’ é basicamente dizer que eu estava certo E estava certo sobre estar certo. É como em cubos. Justiça exponencial. Veja por que isso é tão bom: Estar certo é essencial para nossa sobrevivência ... e somos programados para isso:

A experiência de estar certo é fundamental para a nossa sobrevivência, gratificante para o nosso ego e, no geral, é uma das satisfações mais baratas e agudas da vida.

Schultz

Portanto, estar certo é nossa recompensa por tentar. Estamos programados com um sistema interno de recompensa para que nosso cérebro tenha motivação para buscar a resposta certa. O problema é que muitas vezes não estamos certos. Ou tiramos conclusões erradas muito rápido e com muito pouca informação. Essa tendência muitas vezes leva a viés de confirmação , que nos faz pesquisar ou interpretar informações de uma forma que confirme nossos preconceitos, levando a erros estatísticos, interpretações errôneas grosseiras e julgamentos precipitados.

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# 2: Estou basicamente certo sobre tudo

Rápido, diga-me se você está certo sobre:

  • ____ Como a pessoa à sua frente deve dirigir
  • ____ Como seus amigos deveriam viver suas vidas
  • ____ Como comer saudável
  • ____ Seu gosto em decoração de casa

Se você é como a maioria das pessoas, não apenas tem opiniões sobre cada uma dessas coisas, mas também se sente extremamente certo sobre essas opiniões. Nada diz melhor do que esta citação:

Mantenha um cemitério de bom tamanho em seu quintal para enterrar os defeitos de seus amigos.

Henry Ward Beecher

Que tal estes:

  • ____ Suas visões religiosas
  • ____ Suas convicções políticas
  • ____ Seu gosto
  • ____ Suas convicções intelectuais

A maioria de nós dirá que está 90% certo sobre nossas crenças. Mas como podemos estar certos o tempo todo? Obviamente, não podemos. A questão é: por que não sabemos disso? Por mais espertos que sejamos, por que não questionamos nossas opiniões em vez de pensar que nossa palavra é o evangelho? Verifique a realidade de como a maioria das pessoas pensa e como deveria ser logicamente, mas não é:

Realidade :

Ugh, como eles poderiam votar nele ?! Eles estão loucos ?! Eles são loucos? Ele vai destruir este país. Eu juro, eu realmente pensei que eles eram pessoas inteligentes. É tão decepcionante que eles tomaram uma decisão tão estúpida. Devíamos começar um boletim informativo para enviar aos nossos amigos sobre os assuntos.

Lógica :

Ugh, como eles poderiam votar nele ?! Bem, acho que devo ter em mente que cada pessoa é diferente. Talvez eles tenham valores ou ideias diferentes dos meus. Sim, deve ser isso. Votei em outra pessoa, mas ainda respeito muito a decisão dela e devo falar com ela sobre minha decisão. Talvez eles possam me convencer a mudar minha opinião.

A tomada de decisão é um processo e uma resposta emocional. Neuro cientista, Antonio Damasio descobriram que as pessoas com danos cerebrais nas áreas do cérebro onde as emoções são geradas tinham uma semelhança peculiar. Além de não serem capazes de sentir emoções, eles não podiam tomar decisões. Eles podiam descrever o que deveriam fazer em termos lógicos, mas achavam extremamente desafiador tomar uma decisão final.

Embora acreditemos que tomamos decisões e baseamos nossas crenças na lógica e tentamos convencer os outros a ‘ver as coisas da maneira que vemos’, quase sempre se resume à nossa resposta emocional. Segundo o autor Jim Camp, no momento da decisão, as emoções são muito importantes para a escolha. Na verdade, mesmo com o que acreditamos ser decisões lógicas, o próprio ponto de escolha é indiscutivelmente sempre baseado na emoção .

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# 3: Por que você está errado

Juramos que vimos um peru. No último dia de Ação de Graças, fui a um evento de ação dos amigos. Enquanto todos estavam preparando os pratos e reaquecendo panelas de batata-doce, feijão verde e pãezinhos, meus dois amigos, marido e eu juramos que vimos um peru. Realmente, estava bem ali! Eu juro! Assim que a fila do bufê estava aberta, todos nós passamos por ela e nos sentamos à mesa. Meu amigo sussurrou, para onde foi o peru? Eu balancei minha cabeça - eu não tinha visto no buffet. Talvez estivesse escondido no forno? Todos nós murmuramos confusos e finalmente perguntamos à anfitriã: Onde está o peru? Ela respondeu facilmente: Oh, não temos um, acabei de fazer um presunto. Eis o que aconteceu:

Brain-Fill-In-the-Blank: Nossos cérebros são eficientes. Eles fazem julgamentos precipitados e então deduzem necessidades e ideias. Aqui está o problema: nossos cérebros não são gravadores. Achamos que temos uma memória e uma recordação muito boas, mas, na realidade, nossos cérebros são mestres em conectar os pontos - estejam esses pontos realmente lá ou não.

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# 4: De jeito nenhum eu estou errado

Em 7 de dezembro de 1941, Ulric Neisser, de 13 anos, estava ouvindo um jogo de beisebol no rádio quando soube que os japoneses atacaram Pearl Harbor. Essa foi uma memória que ele lembrou ao longo de seus anos de formação como traumática e devastadora. Quando ele era adulto, ele estava pensando sobre a memória novamente e percebeu que o beisebol não é um esporte de inverno. De jeito nenhum ele poderia estar ouvindo um jogo no rádio naquele momento. Mesmo que ele jurasse que era o caso, era simplesmente impossível. Sua mente o havia enganado - ou preenchido o espaço em branco. Como professor da Emory University, ele decidiu testar isso com seus alunos quando o Ônibus Espacial Challenger explodiu em 1986. Ele pediu a seus alunos que escrevessem exatamente onde estavam e o que estavam fazendo quando souberam da morte do Challenger.

3 anos depois, ele pediu-lhes que relembrassem a experiência:

  • Apenas 7% dos alunos lembravam de sua ‘memória’ com precisão
  • 50% erraram 2/3 de suas afirmações
  • 25% estavam errados em todos os detalhes importantes

Nossas memórias e nossas percepções não são necessariamente realidade. É essencial ter isso em mente ao discutir com um cônjuge, disputar algo no trabalho e discutir lembranças com um amigo. Nossos cérebros não são gravadores. O Dr. Lars Muckli, da Universidade de Glasgow, estudou pontos cegos visuais e como o cérebro faz previsões com base em nosso entorno. Ele propõe que a principal função do cérebro é minimizar a surpresa - é para isso que ele evoluiu. Embora este aspecto da evolução possa ser uma vantagem em algumas circunstâncias, é importante estar ciente dos pontos cegos físicos e emocionais. Leia…

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# 5: Suas armadilhas erradas

Existem muitas razões pelas quais acabamos errando com mais frequência do que gostaríamos. As falhas de memória, conforme discutido acima, certamente são a causa de algumas, mas há outras duas que gostaria de discutir:

  1. Pontos cegos emocionais: O ponto cego é a parte do olho por onde o nervo óptico passa pela retina. Isso evita que qualquer processamento visual ocorra nessa área. Eu gostaria de sugerir que todos nós temos pontos cegos emocionais. São pessoas, ideias ou tópicos delicados que nos tornam um tanto irracionais. Você já trouxe um assunto à tona para sua mãe e ela ficou LOUCA com você? Ponto cego emocional. Você já teve alguém sensível demais ou reagiu de forma exagerada a algo fora de proporção com a importância? Ponto cego emocional. Acho que é essencial saber quais são os seus para ajudar a evitar que você se envolva em um erro.
  • Quais são os tópicos sobre os quais você se sente excessivamente sensível?
  • A quem você tende a dar sempre o benefício da dúvida?
  • O que você sabe, mas não quer realmente saber? Você tem uma verdade inconveniente?
  1. Racionalização: Também somos muito bons em racionalizar nossas opiniões erradas e nos convencer de quase tudo, se realmente quisermos. Em 1977, Richard Nisbett e Timothy Wilson montaram um experimento em uma loja em Michigan. Eles alinharam 4 pares de meia-calça sobre a mesa e pediram aos clientes que as comparassem e escolhessem de qual gostavam mais. Aqui está o problema: eles eram todos iguais. No entanto, ninguém disse que eles eram iguais. Pessoa após pessoa pegaram cada par e explicaram obedientemente por que um par era 'mais lanoso' ou 'mais áspero' ou 'mais quente' do que o outro. Mesmo depois do experimento, quando os pesquisadores disseram aos compradores que eles eram todos iguais, muitos avaliadores simplesmente se recusaram a acreditar neles. Esse tipo de racionalização muitas vezes bloqueia verdades importantes e retarda nosso aprendizado. Continue lendo para descobrir por que ...

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# 6: Estou certo, imediatamente

Às vezes, temos que fazer escolhas rápidas. Portanto, confiamos muito em nossa primeira impressão, nossa intuição e nosso instinto para tomar as decisões certas. Ao descobrir Being Wrong para o clube do livro, fui fisgado por esta citação no dia 3rdpágina do livro:

Muitos de nós passamos a vida presumindo que estamos basicamente certos, basicamente o tempo todo, sobre basicamente tudo ... Nosso estado estacionário parece ser o de assumir, inconscientemente, que estamos muito próximos do onisciente. –Kathryn Schulz

Para mim, essa citação foi poderosa. Por quê? Não estou exagerando quando digo:

A maioria de todas as falhas de relacionamento deriva do fato de que todos pensam que estão certos.

O Dr. Steven Stosny adverte os casais de estarem certos. Ele levanta a hipótese de que a alta taxa de divórcio está diretamente relacionada às lutas de poder nos relacionamentos - a necessidade persistente de estar certo e, ao mesmo tempo, tornar os outros errados. Ele vai ainda mais longe ao dizer que emoções com alta adrenalina, como a raiva, nos fazem sentir mais bem devido aos seus efeitos anfetamínicos. De acordo com o Dr. Stosny , o efeito anfetamínico cria uma sensação temporária de confiança e certeza, enquanto estreita o foco mental e elimina a maioria das variáveis ​​de consideração.

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# 7: Você pode estar certo ou estar em um relacionamento

As bananas são a fruta mágica do universo. Eles não são apenas deliciosos, mas também contêm vitaminas e minerais e vêm em uma prática embalagem transportável. Eles também são amarelos, a cor do sol e da felicidade. Meu marido, o ameaçador, que odeia banana, fanático por banana, acredita que as bananas são a sobremesa do diabo (papo-furado) e deveriam ser banidas desta terra (heresia).

Meu marido e eu brigamos amorosamente por causa de bananas o tempo todo - se devemos dividir uma torta de banana ou uma fatia de torta de maçã etc. Ele está absolutamente justificado em sua OPINIÃO sobre bananas. Não é um fato, é uma ideia. Isso me leva ao colapso do erro ... nem todos os erros são criados iguais.

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# 8: Eu sinto que estou errado

Errado é uma palavra grande. Isso implica que a resposta é preto e branco. Sim ou não. Verdadeiro ou falso. Mas geralmente, errado é um espectro e as causas são variadas. Em seus relacionamentos, é extremamente importante entender o que você pode ou não discutir. Aqui está minha sugestão:

E se errado fosse um espectro?

espectro

Você não pode estar errado sobre uma opinião. Isso é importante. Gosto, sentimentos e opiniões são percepções de uma experiência. Pare de discutir sobre essas experiências - você não chegará a lugar nenhum, exceto mais perto da frustração. Em algum lugar entre o fato e a opinião está a crença. Lembre-se de que as crenças são uma mistura de fatos verificáveis ​​e sentimentos percebidos. Pense nas 3 brigas mais comuns que você tem com seu parceiro (ou pai ou amigo):



Trace sua postura para cada um no espectro. Eles estão mais próximos da opinião ou do fato? Agora plote o de seu parceiro. Essa ideia pode mudar fundamentalmente a forma como você argumenta .

Aqui está um exemplo de um dos meus amigos (nomes mudados para proteger os inocentes):

Tracy e Doug namoram há 2 anos. Uma grande luta acontece todas as segundas-feiras à noite durante a temporada de futebol. Ela odeia ir assistir ao jogo na casa dos colegas de faculdade de Doug. Normalmente é assim:

  • Tracy: Eu não quero ir. Eu odeio ir para suas casas. É barulhento, a comida é péssima para você e você volta bêbado.
  • Doug: É a única vez que vejo meus amigos durante a semana! Também é a melhor parte das segundas-feiras. Olha, são apenas 3 horas, por que isso é tão grande?

Isso aconteceu a cada. solteiro. semana. Quando eles me contaram sobre isso, eu sabia exatamente qual era o problema: eles estavam discutindo fatos, crenças e opiniões, tudo misturado em um. Vamos dividir de forma diferente:

Facto: Há um jogo de futebol todas as segundas-feiras à noite.

Opinião:

  • Eu não quero ir.
  • Eu odeio ir para suas casas.
  • É a única coisa boa das segundas-feiras.

Crença :

  • A comida é péssima para você.
  • Você volta bêbado.
  • É a única vez que posso ver meus amigos durante a semana.

Os fatos não são negociáveis. Nem Tracy nem Doug podem mudar o jogo. As opiniões são difíceis de argumentar, mas podem ser alteradas por crenças. Deixe-me te mostrar:

A comida é péssima para você. -> Eu odeio ir para suas casas.

Se Tracy acredita que a comida é horrível, ela não pode comer nada e odeia ir para suas casas. Em vez de discutir sobre o jogo, por que não discutir as escolhas alimentares. Por exemplo, Doug pode tentar:

  • Vamos comer algo rápido antes de irmos.
  • Vamos trazer lanches que você gosta.
  • Vamos ser anfitriões da próxima vez para que você possa fazer o que gosta de comer.

Você volta bêbado. -> Eu não quero ir.

Se Tracy acha que o marido fica bêbado demais, essa deve ser a questão a ser discutida, não o jogo. Ela pode perguntar:

  • Você pode se limitar a 2 cervejas?
  • Você pode tomar um café antes de ir para casa?
  • Podemos tentar algumas noites de jogos sem beber?

É a única vez que posso ver meus amigos durante a semana. -> É a única coisa boa das segundas-feiras.

Se Doug sentir que essa é sua única chance de ver seus amigos durante a semana, então esse deve ser um ponto a ser mudado. Se ele sabe que está vendo seus amigos em outra hora, o jogo se torna menos crucial. Por exemplo:

  • Vamos fazer happy hour todas as sextas-feiras à noite com toda a turma - cônjuges incluídos, para que Tracy tenha alguém com quem conversar.
  • Vamos para a noite de Trivia às terças-feiras.
  • Vamos convidar os caras para um churrasco no fim de semana.

Este foi um ponto muito longo, mas espero que divida a ideia de 'estar errado' em o que é realmente errado e o que é negociável. Pratique isso com um de seus argumentos comuns com um amigo, pai ou parceiro:

Argumento Comum:

  • Facto:
  • Suas opiniões:
  • Opiniões do parceiro:
  • Suas Crenças:
  • Crenças do parceiro:

Negociável:

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# 9: Errado é justo

Temos falado sobre estar errado como um estado de ser potencialmente prejudicial. Isso está longe de ser verdade. A capacidade de errar é uma habilidade. O erro é o caminho do progresso. Como diz Schultz:

O que é errado, não o que é certo, nos ensina quem somos.

Schultz

Aprendemos muito sobre nós mesmos quando erramos em algo. Aprendemos muito sobre nosso comportamento quando algo dá errado. E aprendemos muito sobre outras pessoas quando ELES estão errados. Aqui estão algumas perguntas para você ponderar:

  • Você é bom em estar errado?
  • O que você aprendeu com seus erros?
  • Como um amigo ou parceiro lidou com o fato de estar errado? O que você aprendeu sobre eles?

Colocando de outra forma, se estivermos dispostos a estar errados e examinarmos nossos erros, nós exploramos. Estar errado também é difícil, humilhante e às vezes uma jornada perigosa - mas bela.

Errar é vagar, e vagar é a forma como descobrimos o mundo, perdidos em pensamentos. Certo é mais gratificante, mas no final é estático. - Schultz

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# 10: Ser bom em estar errado

Uma das partes do livro que achei interessante (no breve trecho que li) foi quando Schultz contava às pessoas que estava escrevendo um livro sobre estar errado. Segundo ela, as pessoas exclamavam: Oh! Você deveria me entrevistar, estou errado o tempo todo! Mas então, depois de alguns estímulos, eles não puderam fornecer a ela um exemplo. Por quê? Schultz chama isso de erro de categorização. Que não nos lembramos de coisas que erramos tanto quanto possivelmente 'vezes que ficamos com raiva' ou 'experiências que aprendi com' ou 'coisas que eu costumava saber'.

  • Idéias de substituição: Uma vez que descobrimos que estamos errados sobre algo, normalmente substituímos a ideia ou comportamento pelo que consideramos ser a ideia certa. Em outras palavras, perceber que estamos errados sobre uma crença quase sempre envolve adquirir uma crença substituta ao mesmo tempo. Outra coisa se torna instantaneamente o novo direito.
  • Isso me fez pensar sobre minhas velhas crenças. E descobri que este exercício é uma bela jornada mental. Preencha o seguinte:

Coisas que eu costumava acreditar:

'Eu sei parece descrever um estado de coisas que garante o que é conhecido, garante-o como um fato. Sempre se esquece a expressão, pensei que sabia. ’- Ludwig Wittgenstein

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# 11: A maneira certa de estar errado

Deixe-me pegar este último ponto para resumir todas as maneiras certas de estar errado:

  • Estar certo é bom, mas é estático e chato.
  • Errado é melhor. Isso significa crescimento. Significa aprender. Significa aventura.
  • Encontre seus pontos cegos emocionais.
  • Você pode estar errado ou pode estar em um relacionamento. Lembre-se, as opiniões não podem estar erradas.
  • Saiba a diferença entre fato, opinião e crença.
  • Você sempre terá coisas em que costumava acreditar. Suas ideias mudarão. Esteja aberto a essa mudança.

Obrigado por concordar com meu erro. Eu estava enganado, mas espero que todos nos beneficiemos um pouco com esse post.