Como ser feliz: 15 formas científicas de ser mais feliz hoje

Índice

  1. Por que a felicidade é importante
    1. O mito da felicidade
    2. Como ser feliz no trabalho
  2. 1. Linha de base da felicidade
  3. 2. Seu Fulcro Mental
  4. 3. Hábitos de felicidade
  5. 4. Encontre o que você quer
    1. Questionário de felicidade:
  6. 5. O Efeito Tetris
  7. 6. Caindo
    1. Crescimento Pós-Traumático
  8. 7. O Círculo Zorro
  9. 8. A regra dos 20 segundos
  10. 9. Faça Investimentos Sociais
  11. 10. O efeito ondulação
  12. 11: Você está no controle
  13. 12: Linha de base da felicidade
  14. 13: Experimentos de Felicidade
  15. 14: Você não está sozinho
  16. 15: Gratidão

O que te faz feliz?

Esta questão não é tão fácil quanto parece.

De acordo com Shawn Achor em A vantagem da felicidade , a maioria dos americanos acha mais difícil aproveitar o tempo livre do que trabalhar. Sim, você leu certo. É mais fácil para a maioria de nós ter sucesso do que ser feliz no trabalho.



Por que temos dificuldade em aproveitar o tempo livre?

Por que a felicidade é importante

Culpa. Medo. Pressão. Na era das conquistas de hoje, colocamos uma enorme ênfase no sucesso e muito pouca importância na felicidade. Somos treinados para ser eficazes e bem-sucedidos, mas não recebemos habilidades para sermos felizes .

E este é um grande problema. Shawn Achor chama isso de:

O mito da felicidade

Se trabalharmos muito e tivermos sucesso, seremos felizes.

Desde tenra idade, a maioria de nós aprende que, se trabalharmos duro, teremos sucesso; e assim que tivermos sucesso, seremos felizes. Sou totalmente culpado desse mito. Eu costumava viver com o que chamo de mentalidade de 'quando então'.

  • Quando eu tirar um ‘A’, então vou ficar feliz.
  • Quando eu conseguir esta casa, serei feliz.
  • Quando eu terminar este programa, ficarei feliz.

Temos essa mentalidade totalmente errada. Na verdade, nossas idéias sobre felicidade são completamente invertidas! Mais de 200 estudos científicos em cerca de 275.000 pessoas descobriram que as pessoas que começam felizes têm maior probabilidade de sucesso; infelizes têm mais probabilidade de fracassar.

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Como ser feliz no trabalho

Se estivermos felizes, teremos mais sucesso

Felicidade ajuda nossa produtividade , nosso sistema imunológico, nossa criatividade, nossa renda e nossa eficácia.

A felicidade nos dá uma enorme vantagem competitiva - e tem grandes efeitos colaterais.

Um estudo acompanhou calouros da faculdade por 19 anos após a formatura. Os pesquisadores descobriram que os alunos que eram mais felizes na faculdade tinham uma renda maior do que seus colegas infelizes 19 anos depois.

Aqui está o que você precisa saber sobre felicidade agora:

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1. Linha de base da felicidade

A pesquisa descobriu que todos nós temos uma espécie de base de felicidade - que temos uma quantidade típica de felicidade durante nossas vidas. No entanto, com o esforço certo, podemos AUMENTAR nossa base de felicidade:

É mais do que reconfortante saber que as pessoas podem se tornar mais felizes, que os pessimistas podem se tornar otimistas e que cérebros estressados ​​e negativos podem ser treinados para ver mais possibilidades. - Shawn Achor

Não importa quem você é, quais são suas experiências ou como você pensa, você pode aprender como ser feliz –E é absolutamente um conjunto de habilidades aprendidas.

Mude sua mentalidade: A felicidade não acontece apenas com você. A felicidade é um estilo de vida.

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2. Seu Fulcro Mental

Como você pode mude sua mentalidade ? Como você pode aprender a ser mais feliz? Achor chama isso de princípio de Fulcro e Alavanca.

Você muda seu desempenho mudando sua mentalidade.

O matemático grego Arquimedes disse: Dê-me uma alavanca longa o suficiente e um ponto de apoio para colocá-la, e moverei o mundo.

Sua mentalidade é o ponto de apoio e o comprimento da alavanca é seu poder potencial. Se você mudar sua mentalidade para ser mais positivo, a alavanca da possibilidade se alonga, o que leva, como estudos empíricos demonstraram conclusivamente, a um eventual sucesso.

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3. Hábitos de felicidade

Cada atividade listada abaixo não só nos dá um impulso rápido de emoções positivas, melhorando nosso desempenho e foco no momento; mas, se realizado habitualmente ao longo do tempo, cada um demonstrou ajudar a elevar permanentemente nossa base de felicidade. -Shawn Achor

  • Escreva um e-mail de agradecimento para um funcionário ou amigo.
  • Quando você medita , mesmo que apenas cinco minutos por dia, ele reconfigura seu cérebro para aumentar nossos níveis de felicidade, diminuir o estresse e melhorar a função imunológica.
  • Prepare algo pelo qual ansiar –Pode ser tão pequeno quanto um chocolate depois do almoço ou ver um amigo neste fim de semana. Saber que isso está chegando libera dopamina em seu cérebro como se você estivesse realmente fazendo isso. Em outras palavras, você se beneficia da recompensa antes de realmente recebê-la.
  • Commit c onsciente atos de bondade fazendo uma coisa boa para alguém todos os dias. Compre café para a pessoa atrás de você no caminho ou ajude outra pessoa a empacotar suas compras no caixa.
  • Torne o seu ambiente inspirador. Como você pode infundir positividade ao seu redor? Uma linda caneta? Uma boa caminhada ao meio-dia? Um toque melhor? Faça um esforço para se cercar de coisas que o façam sorrir.
  • Exercite-se sempre que puder –Sei que já ouvimos isso antes. Mas mesmo pequenas caminhadas algumas vezes por semana resultam em melhorias significativas na saúde mental.
  • Gaste em experiências. Pesquisas mostram que gastar dinheiro em experiências e atividades, em vez de em compras materiais, nos torna mais felizes no momento e com o tempo. Olhe para o extrato do seu cartão de crédito do mês passado - em que você gastou mais?
  • Leia mais 5 maneiras de viver uma vida boa.

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4. Encontre o que você quer

Minha parte favorita do livro foi, na verdade, uma pequena seção chamada Pontos Fortes. Os pesquisadores disseram às pessoas para se concentrarem em uma força característica e em exercitá-la todos os dias. Isso é mais do que apenas perseguir sua paixão. É a prática diária de utilizar suas forças naturais. Isso pode ser qualquer coisa, desde organização até piadas e conversa fiada.

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Questionário de felicidade:

Você sabe o quão feliz você realmente é? Às vezes é difícil fazer um balanço de nossa vida. Adaptamos o famoso Questionário da Felicidade de Oxford para você responder. Faça o teste gratuito abaixo.

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5. O Efeito Tetris

O Efeito Tetris descobriu que nosso cérebro adora encontrar padrões. Em um estudo, os participantes que jogavam tetris por 3 horas por dia começaram a sonhar em padrões de tetris e ver formas de tetris em suas mentes o dia todo. Fazemos essa descoberta de padrões com muitas coisas em nossa vida. Por exemplo, os funcionários do IRS são treinados para procurar erros 8 horas por dia em formulários. Quando eles saem do trabalho, eles não podem deixar de continuar procurando por erros e erros. Você precisa treinar seu cérebro para reconhecer padrões positivos. Veja como:

  • Sempre que você tiver uma experiência positiva, coloque uma estrela ao lado do evento ou horário em sua agenda.
  • Diário sobre experiências positivas no final de cada dia.
  • Fale sobre o ponto alto do seu dia durante o jantar.
  • Pense em três coisas positivas em sua vida antes de verificar seu e-mail.

Dessa forma, você pode treinar novamente seu cérebro para detectar padrões de positividade, em vez de padrões de falha.

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6. Caindo

Aprendi uma nova frase neste capítulo:

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Crescimento Pós-Traumático

Quando você aprende com o fracasso e se treina para capturar o crescimento após um fracasso aparente.

Michael Jordan foi cortado do time de basquete da High School. Walt Disney foi demitido de um jornal por não ser criativo o suficiente. Os Beatles foram rejeitados por um executivo de gravação que disse que os grupos de guitarras estavam de saída. Eles não deixaram o fracasso impedi-los. Por que você deveria?

As coisas não acontecem necessariamente da melhor forma, mas algumas pessoas são capazes de tirar o melhor proveito das coisas que acontecem. —Tal Ben-Shahar

Estudo após estudo mostra que se somos capazes de conceber o fracasso como uma oportunidade de crescimento , é muito mais provável que experimentemos esse crescimento.

Não se defina pelo que acontece com você, defina-se pelo que você faz com o que acontece com você.

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7. O Círculo Zorro

No clássico filme Zorro, o personagem principal tem que dominar tudo em um pequeno círculo durante sua formação. Conforme ele fica melhor, seu círculo fica cada vez maior. Achor argumenta que, em face das adversidades esmagadoras, podemos recuperar o controle começando com pequenos objetivos gerenciáveis. Em outras palavras, devemos encontrar pequenos círculos de controle em nossa vida e nos concentrar em tornar essas pequenas áreas as melhores possíveis. O controle nos traz felicidade e consertar pequenos problemas nos ajuda a consertar os maiores.

  • Como humanos, ansiamos pela sensação de estar no controle porque isso nos ajuda a nos ver como mestres de nosso próprio destino. Seja em espaços sociais ou profissionais, é um dos maiores impulsionadores de felicidade e desempenho.
  • Curiosamente, a felicidade tem menos a ver com quanto controle realmente temos e mais com quanto controle pensamos ter. Daí a importância de pequenos círculos de controle que escolhemos e trabalhamos propositalmente.

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8. A regra dos 20 segundos

A felicidade tem barreiras. A regra dos 20 segundos trata de como minimizar os bloqueios da felicidade, transformando hábitos ruins em bons. Trata-se de diminuir a energia de ativação para bons hábitos e tornar muito difícil para você mesmo se envolver com os maus. Agora pense nas coisas que lhe causam momentos de frustração ou minimizar sua produtividade . Eles podem ser grandes e pequenos.

Agora pense em maneiras de evitar que esses bloqueadores apareçam e coloque o melhor hábito em um caminho de menor resistência. Por exemplo, quero melhorar meu tempo de milha. Comer é uma grande barreira para mim e como sem pensar. Livrei-me de todos os lanches da minha cozinha que não precisam de montagem. Eu só guardei as saudáveis ​​(cenouras, uvas) que podem ser agarradas. Também percebi que ficava ansioso sempre que via uma notificação push no meu e-mail, então desliguei e coloquei em uma pasta no meu telefone para que seja mais difícil de abrir sem pensar. Mas, mudei meu aplicativo de meditação para a tela inicial. Eu também deixo minhas roupas de treino ao lado da minha mesa para que eu possa me trocar facilmente.

Você também pode considerar mudar seu ambiente físico, pois estudos mostram que isso afeta sua saúde mental.

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9. Faça Investimentos Sociais

Este capítulo me deixou mais animado. Este é o princípio que me deixou perplexo por mais tempo e, quando finalmente descobri, mudou completamente a minha vida:

Nossa felicidade está diretamente ligada à força de nossas conexões sociais e rede de apoio .

Achor afirma que investir nas relações sociais é o mais importante de todos os princípios da felicidade.

Normalmente pensamos em investir em nossa carteira de ações ou em nossa conta poupança. Quero que você pense em investir em seu capital social ou em sua conta de amigo. Relacionamentos fortes ajudar nossa função imunológica, nossa felicidade e nosso sucesso no trabalho .

Eu pensei que o capítulo era um pouco limitado em Como as fazer isso porque a inteligência social não é algo fácil de entender. Minha dica favorita sobre a construção de seu QI social é abraçar a ideia de:

  • Abandone scripts sociais chatos . Chatter, conversas sem sentido e conversa fiada geram relacionamentos superficiais e insatisfatórios. Se você realmente deseja se conectar com alguém, experimente fazer-lhe perguntas reais e dar-lhe respostas improvisadas e não digitalizadas.
  • Mais dicas sobre como não ser chato aqui.

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10. O efeito ondulação

As dicas da Vantagem da Felicidade não beneficiam apenas você, elas beneficiam a todos em sua vida. Nossas emoções são contagiosas. Quando temos uma mentalidade mais positiva, aumentamos nossa felicidade e investimos em nossa alegria, ela vai para os outros.

Aumente a sua felicidade e leve mais alegria ao mundo.

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11: Você está no controle

Pode parecer contra-intuitivo, mas sim, você está no controle de sua felicidade. Normalmente, ouço as pessoas dizerem: Oh, gostaria de ser mais feliz ou sou controlado pelo meu humor. Mas a pesquisa mostrou que cerca de cinquenta por cento de nossa felicidade pode ser atribuída à nossa genética, quarenta por cento para nossas atividades com propósito e dez por cento para circunstâncias temporárias.

Então, essa pequena porção, os dez por cento, inclui fatores ambientais como:

  • Ocupação
  • Estado civil
  • Saúde

E quarenta por cento de suas atividades com propósito incluem:

  • Comportamento
  • Mentalidade
  • Atividades do dia a dia

Resultado : Quarenta por cento de sua felicidade está sob seu controle. Eu vou te ensinar como você pode aproveitar esse grande potencial nas próximas etapas.

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12: Linha de base da felicidade

Uma maneira de aumentar seu nível de felicidade é, primeiro, fazendo nosso teste básico de felicidade.

Pegue uma caneta e papel e avalie essas cinco áreas de sua vida em uma escala de 1 a 10, sendo 1 não tão feliz e 10 sendo Estou muito feliz.

  • Vida familiar
  • Carreira
  • Amizades
  • Saúde
  • Dia a dia

Depois de ter esses números, some-os e divida-os por 5. Aqui está um exemplo de como pode ser:

  • Família = 6
  • Carreira = 5
  • Amizades = 9
  • Saúde = 8
  • Dia a dia = 6______________________

= 34/5 = 6,8

Então 6,8 é o seu número da linha de base. Este número fornece um instantâneo de onde está sua felicidade. Em nossos estudos, descobrimos que a classificação média de felicidade é cerca de 6. Se você marcou um 5 ou abaixo na escala, não se preocupe - você tem tanta grandeza esperando por você. Se você marcou entre 6 e 8 , você ainda pode melhorar esses números para chegar a 10.

Saiba que não importa onde você esteja na escala de felicidade, você ainda pode acordar todas as manhãs feliz e pronto para enfrentar o dia. Em nossa pesquisa, as pessoas que pontuaram mais alto no teste de base geralmente disseram que estavam genuinamente felizes em acordar pela manhã. Já as pessoas que pontuaram abaixo da média tendem a acordar com pavor ou dúvida sobre como seu dia iria acabar.

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13: Experimentos de Felicidade

Como você pode acordar todas as manhãs animado?

Uma maneira de você trazer mais alegria para a sua manhã é fazendo o que eu gosto de chamar de 'experimentos de felicidade'. Essas são minhas coisas favoritas a fazer. Eles podem ser algo que você sempre quis tentar, mas nunca marcou o lista de balde . Pense em um lugar que você nunca esteve, uma comida que ainda não experimentou ou uma pessoa com quem você está morrendo de vontade de sair. Esses experimentos o ajudarão a ficar entusiasmado com o dia. Se você não tem certeza por onde começar, aqui estão algumas declarações para fazer você pensar:

  • Acho que fazer ____ pode ser divertido.
  • Acho que passar um tempo com ____ pode ser maravilhoso.
  • Tenho vontade de fazer ou experimentar ____.

As pessoas mais felizes em nosso estudo foram capazes de nos dizer com precisão atividades, pessoas e horários específicos. Considerando que as pessoas infelizes compartilharam ideias vagas, como, estou animado para sair com um amigo, ou estou animado para apenas relaxar. Portanto, com esses experimentos, quero que você escolha um momento, lugar ou pessoa específicos.

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14: Você não está sozinho

Em nosso estudo, as pessoas mais felizes tinham um parceiro alegre, alguém com quem compartilhavam muitas de suas experiências. Este era um cônjuge, um amigo próximo, um pai ou um filho.

Essas pessoas podem dizer, eu realmente tenho vontade de tentar esta aula de fitness Barre. Eu vou ligar para o meu amigo para nós irmos às 16 horas. na sexta. Quando conseguirmos realizar nossos experimentos com nossos parceiros com alegria e conseguirmos colocá-los no calendário, isso aumentará nossa esperança e curiosidade, que são os dois principais fatores da felicidade.

A antecipação pelo evento X é o que realmente nos entusiasma. Mesmo que você tenha esse evento agendado no calendário com semanas de antecedência, você vai acordar todas as manhãs, marcando o calendário, pensando, estou __ dia (s) de distância de fazer esta atividade, mal posso esperar. Agora, isso não precisa ser um grande evento, como uma aula de ginástica; pode ser algo tão pequeno como tentar uma nova receita ou ler um livro.

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15: Gratidão

A gratidão é um dos maiores presentes que podemos dar a nós mesmos. Quando você oferece gratidão por qualquer coisa, isso o faz sentir mais admiração, alegria e entusiasmo. Eu recomendo tentar um totem de gratidão. Este é um símbolo ou um lembrete de algo. Seu totem de gratidão é algo que você verá diariamente. Aqui está um exemplo: há uma luz vermelha perto da minha casa que está programada para ficar vermelha cada vez que eu me aproximo. Sério, toda vez que eu puxo para cima para o semáforo, ele fica vermelho. Então, resolvi um dia transformar aquela luz em meu totem de gratidão. Cada vez que paro no semáforo, penso em uma coisa pela qual sou grato.

Se você precisar de uma ajudinha para descobrir seu totem de gratidão, aqui estão alguns exemplos para fazer você pensar:

  • Quem é a pessoa que você vê todas as manhãs? Cônjuge ou amigo.
  • Que lugar você visita regularmente? Café, academia, etc.
  • Qual é o item que você vê todas as manhãs? Uma luz, um carro, um prédio, etc.
  • Aqui está mais uma maneira fácil de ser mais grato.

Encontrar o seu totem de gratidão é uma maneira única de se lembrar das coisas maravilhosas e agradecidas em sua vida.