Estrela em ascensão do boxe australiano explica como treinar como um lutador

Poucos boxeadores australianos podem ostentar um recorde de 15 vitórias contra 0 derrotas, mas Tim Tszyu pode. Se o nome soa familiar é porque ele é filho do boxeador australiano Kostya Tszyu, o homem com vários campeonatos mundiais na categoria meio-médio. No entanto, hoje não se trata de Tszyu Sênior: trata-se de ideias sobre como treinar como um boxeador profissional no auge de seu jogo de luta. Então, envolva os nós dos dedos enquanto mostramos a fórmula deste jovem de 24 anos para uma seqüência de vitórias.



Construindo a mentalidade de um boxeador profissional

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Uma postagem compartilhada por Тим Цзю Tim Tszyu (@timtszyu) em 11 de fevereiro de 2019 às 3h13 PST

É crucial destacar o compromisso necessário para atingir o nível de aptidão competitiva de Tszyu. Genes bizarros à parte, Tszyu está na academia de boxe 6 dias por semana, sendo o domingo seu único dia de recuperação. Parte de sua recuperação para relaxar o corpo e a mente envolve:



  • Fisioterapeuta uma vez por semana para uma massagem
  • Sauna uma vez por semana que Tszyu alterna três vezes entre quente-frio, quente-frio, quente-frio: “refresca-me, os meus músculos e o meu corpo melhoram no dia seguinte”.

Tszyu diz que o último ajuda com seu sono, vigilância e relaxamento muscular.

Treinamento de força de um boxeador profissional

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Força e condicionamento com o próprio homem @kobes_pft. Nunca aprendi tanto sobre meu corpo.

Uma postagem compartilhada por Tim Tszyu Tim Tszyu (@timtszyu) em 15 de dezembro de 2018 às 23h05 PST



Quando se trata de seu treinamento de força não há técnica secreta para Tim Tszyu. É tudo uma questão de estrutura, disciplina e um pouco de versatilidade. Abaixo está um resumo de sua semana normal.

  • 3 sessões de força por semana, todas baseadas em socos e movimentos das pernas (muitos exercícios de empurrar incluindo agachamentos, levantamento terra e barra fixa)
  • 5 dias por semana de sessões de corrida matinal
  • 6 dias por semana de sessões de boxe à tarde, que inclui sparring e trabalho de almofada com um treinador

Quando se trata de construir músculos, não é nada como musculação em uma academia. Dependendo de quão perto a luta está, Tszyu vai entrar em pesos para construir força funcional através de:

  • Empurrando trenó
  • Cordas de batalha
  • Exercícios Kettlebell
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Uma postagem compartilhada por Тим Цзю Tim Tszyu (@timtszyu) em 8 de novembro de 2018 às 03h34 PST



“Fazer rosca direta com halteres não vai me ajudar a produzir nada no ringue. Tudo é baseado em socos e nos movimentos das pernas. ”

Como boxeador, você pode levantar pesos maiores para aumentar sua força, mas precisa fazer isso antes de começar a preparação para a luta.

“Assim que você começa a lutar boxe, você começa a emagrecer porque está sempre preocupado com o peso (classe). Então você tem que manter isso em mente. ”

Treinamento de velocidade e reflexo

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Uma postagem compartilhada por Тим Цзю Tim Tszyu (@timtszyu) em 13 de março de 2019 às 20h23 PDT



Para obter a velocidade de cisalhamento de um boxeador profissional, você precisará fazer um trabalho sério de saco de pancadas. Tszyu recomenda a combinação de socos ‘2-4-6’ (2 socos em sucessão, depois 4 socos, depois 6 socos) com rodadas de 1 minuto e 30 segundos.

“Continue fazendo isso”, diz ele.

“Quando você está socando para ganhar velocidade, você tem que esquecer a força e dar tantos socos quanto possível. Você não quer fazer muitos, porque se torna resistência; você quer que eles se tornem puramente rápidos. Apontar para 2 ou 4 socos - 6 máx. Para melhorar seu trabalho com os pés no ringue, faça sessões de sprint. ”

Construindo resistência como um boxeador

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Todos os caminhos levam a 8 de fevereiro. #Realabwork

Uma postagem compartilhada por Tim Tszyu Tim Tszyu (@timtszyu) em 28 de janeiro de 2019 às 23h53 PST

PARA corpo de lutador precisa de resistência e são os exercícios específicos de Tszyu que lhe dão a longevidade necessária para enfrentar seu oponente. Seu trabalho de almofada envolve:

  • 12 rodadas ou mais com pesos nas pernas
  • Rodadas de 3,5 minutos (a rodada padrão é de 3 minutos)
  • Perseguindo medicine balls
  • Socando bolas medicinais ao contrário
  • Trabalho extensivo com o seu treinador

Além do ringue, Tszyu aumenta a resistência nadando. No início, ele só conseguia fazer 50 metros antes de descarregar. Ele finalmente alcançou 500m e agora está em 1.000m em sessões que duram 45 em uma sessão por semana.

“É muita força na parte superior do corpo e (focando na) sua respiração. No começo eu pensei que tudo era sobre sua respiração, mas uma vez que você acertar e ainda não souber o que está fazendo, você será esmagado a 50m ou 100m. ”

Em outras palavras, aplique sua técnica de natação ao lado da respiração.

Rest é Paramount nos Níveis Profissionais do Boxe

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Ser diferente. Faça coisas diferentes. Meu tipo de treinamento para finalizar uma sessão difícil. # 3weeks # tszyu2 #myera

Uma postagem compartilhada por Tim Tszyu Tim Tszyu (@timtszyu) em 1º de maio de 2018 às 2h52 PDT

Para alguém que treina tão intensamente como Tszyu, o descanso e a recuperação são vitais.

“Você tem que ter seu descanso e recuperação. Você pode treinar demais, então ouça seu corpo. Assim que eu souber que tenho uma luta, vou treinar bastante, pois sei que o cara com quem estou lutando está treinando, então tenho que estar três vezes à frente dele. O mais importante é que você não pode apenas treinar forte, você tem que treinar de forma inteligente. ”

Tszyu tem uma hora de descanso de 1 hora ou 1,5 hora depois do almoço entre os treinos e está na cama por volta das 22 horas na maioria das noites. Ele dorme de 8 a 10 horas por noite e diz que, se você está treinando neste nível, precisa descansar, caso contrário, 'você está cheio'.

Você não pode treinar uma boa dieta

Aparentemente, há algo chamado 'dieta do boxeador russo' de caviar e vodka, mas Tszyu brinca que nunca vai tentar. Em vez disso, sua verdadeira dieta consiste em:

  • Alimentos limpos e muita água
  • Muitos vegetais e carboidratos - uma lata de sorvete vale salada, batata, frango ou peixe
  • Ovos escalfados e abacate no café da manhã

“A dieta é uma das coisas mais importantes. Você não pode comer mal porque vai se sentir um lixo e não pode maximizar seu desempenho. Assim que você começar comer limpo e saudável, você se sentirá 100%. ”

Tszyu enfrentará o ex-campeão mundial meio-médio da WBO, Jeff Horn, na quarta-feira, 26 de agosto, com o card começando às 18h AEST, e o evento principal começando aproximadamente às 21h30.

A luta será no Queensland Country Bank Stadium de Townsville - um stand de $ 250 milhões com capacidade de 25.000 dólares aberto em fevereiro (e a casa dos North Queensland Cowboys do NRL). Devido aos regulamentos do COVID, até 16.000 torcedores poderão entrar no estádio para assistir.

Para quem quer testemunhar este pedaço da história do boxe, suas opções são Foxtel ou Kayo Sports.

ATUALIZAÇÃO: Tim Tszyu derrotou facilmente Jeff Horn por nocaute técnico em uma luta sportingnews.com.au descrito simplesmente como 'puro domínio de Tszyu'.