Pedir conselho: por que isso pode realmente aproximá-lo de outras pessoas

1. Por que você deveria pedir conselhos
  2. Obtenha o máximo de seus pedidos de aconselhamento
    1. Torne-o pessoal
    2. Pergunte algo específico
    3. Expresse sua gratidão
    4. Acompanhamento com ações

Você sempre pede conselhos? Se não, você deveria. Pedir conselho é um dos meus hacks favoritos e mais esquecidos, porque ajuda você a aprender coisas novas e a se relacionar com as pessoas. Confira meu vídeo para descobrir como:

Continue lendo para obter mais dicas sobre como fortalecer os laços, pedindo conselhos.

Por que você deveria pedir conselhos

Embora normalmente peçamos conselhos apenas das pessoas mais próximas de nós, existe um valor imenso em pedir conselhos a pessoas de quem queremos estar mais próximos. O poder de união de pedir ajuda a alguém é tão grande que você pode usá-lo para transformar um inimigo em amigo.

Isso é conhecido como Efeito Franklin . Afirma que, quando você pede ajuda a alguém, isso faz com que gostem de você e queiram ajudá-lo mais. Benjamin Franklin veio com essa teoria enquanto lutava para lidar com um senador rival com quem ele não conseguia se dar bem. Quando soube que seu rival era um leitor apaixonado e tinha um livro raro que estava interessado em ler, ele pediu-lhe o livro, leu e devolveu com uma nota sincera expressando seu agradecimento por tê-lo emprestado. Depois disso, os dois se tornaram amigos íntimos.

Embora pedir o livro emprestado fosse um pedido simples, ele fez duas coisas importantes:

1. Isso mostrou que Franklin tinha algo em comum com seu rival. Da mesma forma, quando você pede conselho, você aponta um interesse comum com a outra pessoa.
  2. Isso colocou o rival de Franklin em uma posição para ajudá-lo. Como criaturas sociais, nos sentimos bem quando ajudamos os outros e esses sentimentos positivos estabelecem um vínculo.

O Efeito Franklin prova que perguntar a alguém sobre um tópico de seu interesse pode transformar seu relacionamento com essa pessoa.

& uarr; Índice & uarr;

Obtenha o máximo de seus pedidos de aconselhamento

Pedir conselhos não é difícil, mas existem algumas coisas que você deve ter em mente para obter a melhor resposta possível.

Torne-o pessoal

Para maximizar o poder de ligação de seu pedido, diga às pessoas por que você as escolheu para pedir conselhos. Quanto mais contexto você adicionar à sua solicitação, melhor.

aqui estão alguns exemplos:

• Eles têm um estilo de liderança que você admira.
  • Eles conquistaram algo que você está tentando alcançar.
  • No passado, seus insights o ajudaram em situações difíceis.

Incluir o motivo pelo qual deseja os conselhos deles permite que você comece seu pedido com um elogio e mostra que valoriza a opinião deles.

Pergunte algo específico

Embora as pessoas geralmente fiquem mais do que felizes em oferecer conselhos, elas também estão ocupadas e não têm tempo para perder respondendo a perguntas vagas e confusas. Antes de pedir conselhos, lembre-se destas regras:

• Não peça conselhos gerais.
  • Não peça para escolher o cérebro de alguém.
  • Não pergunte sobre uma situação hipotética.

As pessoas são muito mais propensas a lhe dar o conselho de que você precisa se você almejar algo específico. Aqui estão alguns exemplos de perguntas específicas que você pode adaptar para sua situação:

• Como você lidaria com [o problema específico com o qual está lutando]?
  • Estou lutando com [insira a dificuldade] e acho que [ideia] pode ser uma solução. O que você acha?
  • Recebi [descrição da mensagem difícil], você tem algum conselho sobre como devo responder?

Expresse sua gratidão

Depois que alguém lhe der um conselho, agradeça-lhe por seus valiosos insights e diga como você planeja implementar esse conselho. Muitas vezes as pessoas se esquecem da segunda parte, mas é crucial para a construção de relacionamentos porque mostra que você valoriza seu tempo e experiência.

Acompanhamento com ações

Depois de seguir o conselho de alguém, diga-lhe como funcionou bem. Fazer isso lhes dá uma sensação de orgulho por suas realizações e permite que vocês dois se unam por causa de seu sucesso.

Se o conselho deles não funcionou, continue agradecendo por seus insights novamente e compartilhe com eles o que você aprendeu com a experiência de que o conselho deles não funcionou ou apenas o resultado de sua situação para que saibam como acabou.