6 dicas para melhorar sua inteligência emocional no trabalho

Índice

  1. O que é inteligência emocional?
    1. 1. Autoconsciência
    2. 2. Auto-regulação
    3. 3. Motivação
    4. 4. Empatia
    5. 5. Habilidades sociais
  2. Por que a inteligência emocional é importante?
  3. Questionário de inteligência emocional
  4. Resultados do questionário de inteligência emocional
  5. Melhorando suas habilidades de inteligência emocional
  6. Pratique refletir sobre suas emoções
  7. Aprenda a linguagem para descrever suas emoções
  8. Adquira hábitos mais saudáveis
  9. Inteligência Emocional e Liderança
  10. Avaliando sua inteligência emocional como líder

Possuir uma forte inteligência emocional no trabalho é uma das melhores maneiras de melhorar sua felicidade e produtividade no escritório.

Como você está se sentindo agora? Você fica relaxado ao sentar-se calmamente lendo este artigo ou percebe que seus ombros estão tensos? Identificar, compreender e controlar nossas emoções é um conjunto de habilidades conhecidas como inteligência emocional.

A ideia de que os humanos têm inteligências múltiplas foi popularizada desde os anos 1980. A Inteligência Emocional, ou EQ, é um dos modelos que ganhou importância. Daniel Goleman liderou grande parte da pesquisa e aplicação de inteligência emocional em seu livro Inteligência emocional: por que pode ser mais importante do que o QI .



Essas habilidades não são apenas vitais em casa e em seus relacionamentos pessoais, mas o uso da inteligência emocional no trabalho pode ajudá-lo a tomar decisões melhores, atingir mais de seus objetivos e ser mais produtivo.

Você já falhou em controlar uma explosão emocional? Ou agiu de uma forma que considerou irracional depois de se acalmar?

inteligencia emocional

Muitas pessoas lutam com essas habilidades básicas de inteligência emocional como (como outras habilidades pessoais ) nem sempre é ensinado como parte da nossa educação quando crianças. Isso significa que muitos de nós terão dificuldade em interpretar nossas emoções e seus comportamentos resultantes, que podem ser prejudiciais para nós mesmos, para os outros e para a sociedade como um todo.



Se você pode quebrar as habilidades da inteligência emocional , você pode começar a usar as emoções positivamente para superar a ansiedade e melhorar sua comunicação e empatia. No longo prazo, se você aplicar essas habilidades, descobrirá que pode superar problemas, resolver problemas e gerenciar conflitos com muito mais facilidade.

Sentir emoções é algo natural para a maioria de nós, mas expressá-las de maneira adequada e ficar em sintonia com nosso verdadeiro eu (em vez de ficar sobrecarregado e agir de acordo com uma reação emocional fugaz) é uma habilidade muito mais difícil. Como Aristóteles escreveu uma vez em A Ética a Nicômaco,

Qualquer um pode ficar com raiva - isso é fácil. Mas ficar com raiva da pessoa certa, no grau certo, na hora certa, para o propósito certo e da maneira certa - isso não é fácil.

Eu reuni este artigo para ajudá-lo a aprender mais sobre suas emoções, como elas afetam seu julgamento e habilidades de tomada de decisão, e seis dicas para melhorar sua inteligência emocional no trabalho.

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional (EI) é a habilidade, capacidade ou habilidade de identificar, avaliar e controlar as emoções de si mesmo , de outros e de grupos. É um período amplo e descreve uma combinação de diferentes habilidades, incluindo ser capaz de preparar a linguagem corporal, introspecção e reflexão e comunicação eficaz (com os outros e com você mesmo).

Psicólogo Daniel Goleman identificou cinco componentes que constituem a inteligência emocional:

1. Autoconsciência

É quando a pessoa tem a capacidade de ler suas próprias emoções e reconhecer o impacto que eles têm em suas emoções .

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2. Auto-regulação

Depois que uma pessoa identifica uma emoção que está sentindo, ela precisa aprender a controlá-la ou tomar decisões com base nela. Autogerenciamento é a capacidade de usar a intuição ou a intuição para orientar as decisões com base em suas emoções. Especialmente para os jovens, envolve controlando suas emoções e impulsos e se adaptando às novas circunstâncias de seu ambiente.

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3. Motivação

A paixão pelo que você faz é muito melhor para o seu inteligencia emocional . Isto leva a motivação sustentada, tomada de decisão clara e uma melhor compreensão dos objetivos da organização . Ser movido apenas por dinheiro ou recompensas materiais não é uma característica benéfica, de acordo com Goleman.

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4. Empatia

Você não deve apenas compreender suas próprias emoções, mas compreender e reagir às emoções dos outros também é importante. Identificar um determinado estado de espírito ou emoção em um colega ou cliente e reagir a isso pode ajudar muito no desenvolvimento positivo de seu relacionamento.

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5. Habilidades sociais

Esta é a capacidade de sentir, compreender e reagir às emoções dos outros enquanto compreende o status social, a posição e onde você está em sua rede social de pessoas. Na verdade, os adolescentes são muito bons nisso porque a hierarquia social costuma ser o que mais importa no ensino médio. A chave é amarrar seus reforçados Inteligência social para sua autoconsciência e, em seguida, tomar decisões positivas de gerenciamento de relacionamento. Goleman os descreve como amizade com um propósito , o que significa que todos são tratados com educação e respeito, embora os relacionamentos saudáveis ​​também sejam usados ​​para benefício pessoal e organizacional.

Gostaria de acrescentar mais um à lista de Goleman, que é um dos princípios que ensino em uma de minhas palestras.

Gestão de relacionamento: Esta é a capacidade de inspirar, influenciar e desenvolver outras pessoas enquanto evita ou gerencia conflitos com sucesso. Esta é uma parte essencial da inteligência emocional para nós em incidentes com bullying ou problemas com chefes. Precisamos ser capazes de lidar com os problemas de maneira eficaz, sem criar conflitos.

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Por que a inteligência emocional é importante?

A inteligência emocional é uma parte essencial de nossas interações e bem-estar do dia a dia. Acho que é importante de três maneiras principais:

  1. Relacionamentos com outras pessoas: Ter um alto QI emocional ajuda os indivíduos a se conectar com os outros e desenvolver relacionamentos profundos e gratificantes porque são capazes de ler seus companheiros e, então, responder com empatia e compaixão. Habilidades emocionais são essenciais para relacionamentos profissionais e amigáveis.
  2. Satisfação pessoal e contentamento: A inteligência emocional não é importante apenas para a sua interação com os outros, mas também para o bem-estar pessoal. Pessoas que são mais capazes de se expressar e distinguir suas próprias emoções - seja culpa, raiva, medo ou até mesmo ciúme - são normalmente mais felizes na vida. Eles também podem avaliar seu bem-estar e como podem melhorá-lo com muito mais facilidade.
  3. Visão de mundo: A inteligência emocional nos ajuda a ser empáticos e compassivos. Nosso botão emocional é muitas vezes o que nos motiva ajudar outro ser humano, seja um morador de rua na rua ou dando uma mãozinha para nossa mãe lutando com as compras. Aqueles que têm baixa inteligência emocional têm dificuldade em retribuir e compreender o mundo ao seu redor.

A inteligência emocional é extremamente importante para lidar com o estresse diário que a vida nos joga.

Especialmente à medida que entramos na era tecnológica, as habilidades emocionais estão se tornando menos importantes e, portanto, menos praticadas. Passamos menos tempo com nossos colegas falando sobre emoções ou tentando ler e avaliar as emoções dos outros. Em vez disso, 'lemos' as emoções por meio de mensagens de texto, e-mail, bate-papo ou atualizações de status do Facebook. Por isso, devemos nos ensinar habilidades de inteligência emocional.

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Questionário de inteligência emocional

Avaliar sua inteligência emocional pode ser uma tarefa difícil, mas é importante que você resolva isso antes de tentar desenvolver suas habilidades nesta área. É vital que você entenda seus pontos fortes e fracos, como isso lhe dará uma direção quando você começar a refinar essas habilidades .

Responda às 20 perguntas abaixo, concedendo a si mesmo uma série de pontos, dependendo se você

  • 'Concordo totalmente' (4 pontos)
  • ‘Concordo até certo ponto’ (3 pontos)
  • ‘Nem concordo nem discordo’ (2 pontos)
  • 'Discordo parcialmente' (1 ponto)
  • 'Discordo totalmente' (0 pontos).

Lembre-se de que responder honestamente o ajudará no seu desenvolvimento pessoal, mesmo que seja difícil de admitir agora.

  • Quando me sinto ansioso ou chateado, sei como me acalmar ____
  • Raramente ajo impulsivamente (ou seja, consolo ao comer, beber muito álcool) ____
  • Eu defini metas de longo prazo e estou focado em alcançá-las ____
  • Quando me sinto frustrado ou infeliz, ainda consigo seguir em frente com o dia ____
  • Eu conheço meus pontos fortes e fracos ____
  • Eu posso reconhecer quais emoções estou sentindo quando as experimento ____
  • Quando estou me sentindo emocional, sou bom em entender por que ____
  • Minhas emoções têm pouco ou nenhum impacto em como me comporto ____
  • Eu sou bom em explicar minhas emoções ____
  • Eu não perco a paciência ____
  • Posso ajustar meu comportamento e linguagem dependendo de com quem estou falando (por exemplo, meus pais, meu chefe, meu médico, meu melhor amigo) ____
  • As pessoas me disseram que sou um bom ouvinte ____
  • Geralmente, sinto-me positivo sobre mim mesmo e minha vida ____
  • Peço feedback às pessoas sobre o que faço bem e como posso melhorar ____
  • Estou confiante em expressar aquilo em que acredito, mesmo que minha opinião não seja popular ____
  • Eu fico focado quando estou sob pressão ____
  • Eu defino metas de longo prazo e analiso meu progresso regularmente ____
  • As emoções das outras pessoas são fáceis de entender ____
  • Costumo construir amizades e relacionamento com outras pessoas ____

= ______ Total

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Resultados do questionário de inteligência emocional

0 - 20 pontos
Muito Pobre Inteligência Emocional

Não desanime. O primeiro passo para melhorar suas habilidades de inteligência emocional é identificar suas fraquezas. Se você se sentir sobrecarregado, talvez escolha uma ou duas coisas nas quais gostaria de trabalhar primeiro. Existe algo que você acha que é particularmente prejudicial para sua vida? Talvez você esteja descobrindo que perder a paciência significa perder seus amigos, ou talvez saiba que precisa aprender o vocabulário para descrever suas emoções antes de começar a tentar controlá-las.

20 - 40 pontos
Pobre inteligência emocional

Se você marcou entre 20 e 40 pontos, você desenvolveu algumas habilidades de inteligência emocional. No entanto, ainda há muitas áreas que você precisa melhorar. Anote isso em algum lugar e use-os para construir um plano de desenvolvimento para o futuro. Observe também as coisas em que você pontuou mais alto - esses são seus pontos fortes, e você pode achar mais fácil desenvolvê-los antes de aprender uma nova habilidade de inteligência emocional inteiramente.

40 - 60 pontos
Inteligência Emocional Moderada

Você ainda pode ter algum trabalho a fazer em sua inteligência emocional, mas 40-60 pontos é uma pontuação decente. Dê uma olhada em seus resultados - você está pontuando de forma consistente em todas as questões? Ou existem pontos fortes e fracos definíveis? Escreva-os em algum lugar, talvez em um plano de desenvolvimento pessoal ou em um diário. Você pode usá-los para desenvolver um plano de ação para ajudá-lo a melhorar essas habilidades.

60 - 70 pontos
Boa Inteligência Emocional

Woo-hoo! Você tem boas habilidades de inteligência emocional. Talvez você já tenha dedicado tempo ao desenvolvimento dessas habilidades. Você é consistente em sua pontuação nas questões? Pergunte a si mesmo se foram apenas algumas perguntas que reduziram sua pontuação a 'boa' em vez de 'ótima'. Identifique todas as áreas com as quais você está lutando antes de prosseguir com o desenvolvimento de suas habilidades de inteligência emocional.

70 - 80 pontos
Grande Inteligência Emocional

Se você marcou mais de 70 pontos, sua inteligência emocional é fantástica. Obviamente, você passou algum tempo trabalhando em seu desenvolvimento pessoal. Reveja as suas respostas e veja a sua pontuação mais baixa se sentir que ainda precisa de melhorar.

Se você marcou todos os pontos, estamos pregando para os convertidos. Faça uma xícara de chá, e assista a esta compilação de vídeos fofos de gatos (você merece isso).

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Melhorando suas habilidades de inteligência emocional

Depois de identificar quais áreas precisam de mais melhorias, é hora de desenvolver suas habilidades de inteligência emocional . Existem tantas técnicas e métodos excelentes para fazer isso - são impossíveis de agrupar em um único artigo. Mas juntei alguns dos meus favoritos apenas para você começar.

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Pratique refletir sobre suas emoções

Nossas vidas estão ficando mais rápidas. Se você acha que mal tem tempo para pensar, você não está sozinho. Agora que temos nossos e-mails de trabalho enviados para o seu telefone, notificações constantes das redes sociais e casas conectadas por tecnologia com alto-falantes bluetooth em tantos quartos, muitos de nós não podemos mais tomar banho em silêncio. Música, podcasts, rádio, Twitter, smartphones e todo o resto da tecnologia que se tornou parte de nossas vidas diárias são ótimos para abafar nossa voz interior. É por isso que muitos de nós o usamos com tanta frequência (e por que nossa família faz uma desintoxicação digital de dez dias todos os anos).

Isso soa familiar?

Se você teve um dia ruim no trabalho, fica rolando no feed de notícias do Facebook por algumas horas, você já deve ter percebido que tem um problema para enfrentar suas emoções . Quando usamos vícios como tecnologia (ou álcool ou outros comportamentos prejudiciais) para lidar com nosso estresse, nunca descobrimos a causa raiz de nossa infelicidade e desconforto. Em vez disso, precisamos desviar nossa atenção para atividades que nos permitem refletir.

Aqui estão algumas idéias (você também pode pesquisar outras atividades de atenção plena em outros lugares online), mas de forma alguma uma lista exaustiva.

  • Ioga
  • Meditação
  • Reserve um tempo regular de 'baixa tecnologia'
  • Coloração
  • Artesanato (tricô é particularmente terapêutico)
  • Caminha na natureza (sem seu iPod)

É importante notar aqui que extrovertidos e introvertidos (e ambivalente ) tendem a lidar com as emoções de maneira diferente, então descubra o que funciona para você e para o seu tipo de personalidade.

Quaisquer atividades que você escolha para refletir sobre suas emoções, eles devem ficar quietos e longe da tecnologia . Isso dará a seu cérebro o tempo e o espaço de que precisa para funcionar e processar suas emoções.

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Aprenda a linguagem para descrever suas emoções

Em vez de dizer que está com raiva, existe uma palavra melhor para isso? Talvez você possa dizer que está se sentindo irritado ou frustrado, tenso, aborrecido. Ou se você está feliz - alegre, exultante, animado, motivado.

Use a linguagem para ajudá-lo a se expressar mais especificamente.

Isso o ajudará a se comunicar de maneira mais eficaz, o que significa que os outros o entendem melhor - pode até mesmo ajudá-lo a entendê-lo melhor.

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Adquira hábitos mais saudáveis

Você deve ter ouvido que leva 21 dias para criar um hábito, mas a estatística real é perto de 66 dias . Veja se você consegue adotar alguns desses hábitos saudáveis ​​de inteligência emocional em sua vida nos próximos dois meses.

  • Reflita regularmente sobre como você se sente
  • Conte até 10 quando estiver em situações estressantes
  • Comece a respirar corretamente
  • Viva o momento - reserve alguns minutos de vez em quando para apreciar o que está ao seu redor
  • Pare de levar seu telefone com você para todos os lugares e deixe-se ficar entediado
  • Faça mais perguntas sobre outras pessoas

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Inteligência Emocional e Liderança

Se você está em uma função de gerenciamento, é vital que você refine suas habilidades interpessoais e intrapessoais. O trabalho de um líder é orientar a si mesmo e a uma equipe para a visão do negócio como um todo. Isso significa manter muitas pessoas no caminho certo, produtivas e motivadas.

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Avaliando sua inteligência emocional como líder

Um líder com poucas habilidades de inteligência emocional provavelmente se tornará infeliz, e o resto da equipe - pesquisa sugeriu que equipes infelizes são as mais improdutivas.

Os líderes mais bem-sucedidos possuem fortes habilidades de inteligência emocional.

Existem 8 maiores sintomas de falta de inteligência emocional como líder. Analise esta lista e observe com que frequência você se pega praticando cada um desses comportamentos.

  1. Tratar mal as pessoas⁠ (ou seja, não dizer obrigado, não mostrar respeito, ficar mal-humorado ou ficar com raiva facilmente quando alguém comete um erro).
  2. Não assumir a responsabilidade quando você cometeu um erro ou algo não saiu da maneira que você esperava.
  3. Quebrar suas próprias regras para sua equipe (ou seja, verificar a mídia social no trabalho, chegando a Encontros tarde, sem compromisso com a conclusão de tarefas).
  4. Multitarefa a um nível que se tornou um prejuízo e a qualidade do seu trabalho está caindo .
  5. Não dizer às pessoas o 'porquê' ou o 'quadro geral' por trás das tarefas.
  6. Focando em um objetivo particular ou prazo e forçando tanto a equipe que você se esqueceu das pessoas por trás.
  7. Dando direção inconsistente.
  8. Comunicar-se mal com sua equipe (ou não se comunicar).

Identifique três desses comportamentos contra os quais você mais luta e se comprometa a corrigi-los nos próximos meses.

Como outras habilidades, inteligência emocional é um conjunto de habilidades que você pode aprender e vai fazer de você um líder melhor e pode até torná-lo uma pessoa melhor - você só precisa dedicar algum tempo para aprender novos métodos e técnicas para ajudá-lo a identificar, compreender e controlar melhor suas emoções.

Quer melhorar suas outras áreas de habilidade?